- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Mídia: Ucrânia tem novo comandante militar, mas problemas persistem

© AP PhotoValery Zaluzhny, então comandante em chefe das Forças Armadas da Ucrânia (de roupa verde), cumprimenta o então comandante das forças terrestres do país, Aleksandr Syrsky, em fevereiro de 2023
Valery Zaluzhny, então comandante em chefe das Forças Armadas da Ucrânia (de roupa verde), cumprimenta o então comandante das forças terrestres do país, Aleksandr Syrsky, em fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.02.2024
Nos siga no
O comandante em chefe das Forças Armadas da Ucrânia, general Aleksandr Syrsky, é novo, mas os desafios militares da Ucrânia continuam, afirma uma reportagem do jornal The New York Times nesta sexta-feira (9). O texto informa que autoridades americanas avaliam que, sem reposição, a Ucrânia tem defesas aéreas suficientes apenas até março.
O jornal comenta que o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, ofereceu poucos detalhes sobre como a liderança reformulada alcançará seus objetivos e não explicou onde a equipe do comandante anterior falhou.

"Os críticos de Zelensky dizem que ele tem evitado tomar decisões politicamente impopulares e que falhou em abordar os desafios em torno dos esforços para reformar e revitalizar o processo de mobilização", conta a reportagem.

Valery Zaluzhny (ao centro), comandante das Forças Armadas da Ucrânia - Sputnik Brasil, 1920, 09.02.2024
Panorama internacional
'Nova etapa': mídia assinala os riscos para o presidente ucraniano após a demissão de Zaluzhny
No próximo mês a Ucrânia pode enfrentar dificuldades para realizar contra-ataques locais, e até o início do verão seu Exército poderia perder capacidade de defesa no campo de batalha, diz o jornal.

"A assistência americana, urgentemente necessária, permanece incerta. As tropas ucranianas estão exaustas, e faltam armas e munições. Os sistemas de defesa aérea, cruciais para proteger civis dos mísseis russos, estão sendo gradualmente exauridos por bombardeios repetidos", relata a matéria.

"Autoridades ocidentais e especialistas militares alertaram que, sem a assistência dos Estados Unidos, um colapso em cascata ao longo da frente de batalha é uma possibilidade real ainda neste ano", diz a matéria.
Tucker Carlson e Vladimir Putin, em material de divulgação da entrevista do jornalista norte-americano, em 8 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2024
Panorama internacional
'Zelensky enganou seus eleitores', afirmou Putin em entrevista exclusiva a Tucker Carlson
Em entrevista ao jornalista norte-americano Tucker Carlson, na noite de ontem (8), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, garantiu que a Ucrânia não recuperará o território e reforçou que era a hora de fazer um acordo.
"Poderíamos ter parado essas hostilidades há um ano e meio", afirmou Putin. Entretanto, conforme acrescentou, naquele momento a Ucrânia preferiu atender às demandas do então primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, e abandonar as negociações com a Rússia.
Putin também apontou interferência dos EUA nas negociações sobre o conflito, que se arrasta há quase dois anos.
"Se o governo Zelensky se recusou a negociar, presumo que o fez sob instruções de Washington", ponderou.
Putin explicou que o atual conflito foi iniciado pelos ucranianos, em uma guerra começada pelos neonazistas em 2014, e a Ucrânia, sob o controle dos Estados Unidos, "declarou que não cumpriu os acordos de Minsk".

"Nós nos propusemos repetidamente a buscar uma solução para os problemas que surgiram na Ucrânia após 2014. Poderiam ter sido discutidos por meios pacíficos, mas ninguém nos ouviu", afirmou o presidente russo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала