- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.
Tucker Carlson e Vladimir Putin, em material de divulgação da entrevista do jornalista norte-americano, em 8 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil

'Zelensky enganou seus eleitores', afirmou Putin em entrevista exclusiva a Tucker Carlson

Nos siga no
A aguardada entrevista do presidente da Rússia, Vladimir Putin, ao jornalista norte-americano Tucker Carlson, em Moscou, foi ao ar nesta noite de quinta-feira (8). Confira abaixo as principais declarações do líder russo.
Putin tratou de trazer luz aos fatos que são ditos apenas pela ótica do Ocidente. O presidente da Rússia falou sobre o conflito na Ucrânia, a relação com o país e o presidente vizinho, Vladimir Zelensky, além do tratamento que recebe de países do Ocidente e como estão as relações entre ambos os polos.
Gravada nos últimos dias, a entrevista foi chamada de "o evento do ano". Ela foi lançada na rede social X (ex-Twitter) com antecedência.
Essa antecipação da conversa entre os dois fez com que o aplicativo se tornasse o mais popular nos Estados Unidos. Na noite desta quinta, a entrevista foi assistida por mais de 20 milhões de pessoas.
Segundo Carlson, o mundo ocidental tem sido enganado pela grande mídia ao receber apenas uma versão dos fatos.
O material e sua transcrição ficarão disponíveis no site da presidência russa, procedimento padrão, segundo Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin.
No passado, Carlson afirmou que tentou entrevistar Putin, porém teve seus pedidos bloqueados pela Casa Branca. O ato, segundo o jornalista, o teria colocado na lista de vigilância da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês).
Por conta desta entrevista, Carlson tem sofrido críticas por parte de seus conterrâneos estadunidenses. A ex-senadora Hillary Clinton, ferrenha opositora de Putin, chamou o jornalista de "tolo".
Confira abaixo os principais pontos abordados na conversa.
Conteúdo
Antigas primeiroRecentes primeiro
23:45 08.02.2024
Veja alguns dos pontos abordados na entrevista de Vladimir Putin a Tucker Carlson
22:58 08.02.2024
Conflito poderia ter sido encerrado há meses
22:37 08.02.2024
Putin analisa perspectivas de Zelensky sobre conflito ucraniano
22:13 08.02.2024
Presidente russo aponta folclore ocidental a respeito da China
22:12 08.02.2024
Zelensky enganou seus eleitores, afirmou Putin em entrevista
21:56 08.02.2024
Relações da Rússia com países ocidentais foram destruídas pelo próprio Ocidente, diz Putin
Putin enfatizou que foram os países ocidentais que destruíram as relações com a Rússia e que cabe a eles restaurá-las.
"Eles levaram a situação ao ponto em que estamos. Não fomos nós que fizemos isso. Foram os nossos parceiros, adversários que fizeram isso. Bem, agora deixe eles pensarem em como reverter a situação. Não somos contra. Seria engraçado se não fosse tão triste."
21:51 08.02.2024
Comentários de Carlson sobre o trabalho jornalístico
21:44 08.02.2024
Carlson classifica Putin como líder inteligente
21:41 08.02.2024
BRICS cresce rapidamente e já supera a economia ocidental, diz Putin
"Os países do BRICS estão, no geral, crescendo muito rapidamente", disse Putin, ao comentar que a economia dos países do grupo corresponde a uma parcela maior que a das nações do G7 atualmente.
"Não tem nada a ver com os eventos da Ucrânia, mas sim com os eventos do mundo e com a economia global. E isso é inevitável, isso continuará acontecendo."
21:37 08.02.2024
Os Estados Unidos controlam os meios de comunicação do mundo
Na guerra de propaganda é muito difícil derrotar os Estados Unidos, porque os Estados Unidos controlam todos os meios de comunicação do mundo e muitos meios europeus.
O beneficiário máximo dos maiores meios de comunicação europeus são as instituições financeiras norte-americanas.
"Assim, é possível se envolver nesse trabalho, mas tem um custo proibitivo, por assim dizer. Podemos simplesmente destacar nossas fontes de informação e não alcançaremos resultados", disse o presidente da Rússia.
21:30 08.02.2024
21:28 08.02.2024
21:26 08.02.2024
Rússia na OTAN? Putin revela que assunto já foi tocado por ex-presidente dos EUA
O presidente Putin afirmou, durante a entrevista, que o ex-presidente dos EUA Bill Clinton dissera que a adesão da Rússia à OTAN era possível, entretanto mudou de opinião após falar com seus assessores sobre o assunto.
21:19 08.02.2024
'Ocidente teme mais uma China forte do que uma Rússia forte', diz o presidente russo
Ainda sobre questões econômicas, Putin afirmou que o Ocidente teme mais uma China forte do que uma Rússia forte, dado o enorme potencial econômico do país asiático.
"O Ocidente teme mais uma China forte do que uma Rússia forte", disse o presidente russo.
"A economia chinesa está crescendo a passos largos. O potencial da China é enorme. É a maior economia do mundo hoje em termos de paridade de poder de compra e tamanho da economia", acrescentou.
Presidente russo, Vladimir Putin, e o jornalista norte-americano Tucker Carlson em entrevista - Sputnik Brasil
21:13 08.02.2024
Sanções impostas pelo Ocidente não têm sido capazes de conter economia russa, afirma Putin
Putin reiterou que as sanções econômicas impostas pelo Ocidente não têm sido capazes de conter a economia russa. Em relação à restrição de negócios feitos na moeda estadunidense, ele ressaltou que "foi uma decisão dos EUA a de restringir nossas transações em dólares americanos".

"Acredito que tenham sido completamente inúteis do ponto de vista dos interesses dos EUA em si próprios e de seus pagadores de impostos, enquanto desacelera a economia americana e reduz-se o poder da economia americana ao redor do mundo."

21:07 08.02.2024
Segurança não deveria estar delegada aos 'homens com bilhões', diz Putin
Questionado sobre uma "polarização" entre as diferentes potências mundiais, Putin disse que o mundo deveria ter um mesmo lado e que a segurança deveria ser compartilhada entre as nações, em vez de delegada a "homens com bilhões".

"Até lá haverá condições adversas. É por um período de muita doença que o mundo passará agora. Mas acho que, graças ao jornalismo honesto, isso poderá ser remediado."

Presidente russo, Vladimir Putin durante entrevista ao jornalista norte-americano Tucker Carlson - Sputnik Brasil
21:01 08.02.2024
20:59 08.02.2024
Segundo Putin, a Rússia estava disposta a cumprir a implementação dos acordos de Minsk
"A atual liderança ucraniana, o ministro das Relações Exteriores, todos os outros funcionários e o próprio presidente disseram que não gostam de nada nos Acordos de Minsk", disse Putin na entrevista.
"Discutimos com os líderes dos Estados Unidos e dos países europeus para parar imediatamente esses desenvolvimentos, para implementar os Acordos de Minsk. Mas, francamente, eu não sabia como poderíamos fazer isso. […] eu estava pronto para implementá-los", disse o presidente russo.
O conflito entre a Rússia e a Ucrânia foi desencadeado por um golpe apoiado pela Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês) em 2014, disse Putin.
A Rússia não teria reagido se não fosse pelos "desenvolvimentos sangrentos" do assassinato de civis e agentes da lei durante o chamado Euromaidan, disse Putin.
Presidente russo, Vladimir Putin durante entrevista ao jornalista norte-americano Tucker Carlson - Sputnik Brasil
20:56 08.02.2024
EUA são a 'segunda maior fonte' de mercenários atuantes na Ucrânia, diz Putin
Putin declarou que instituições financeiras americanas são os maiores investidores na mídia europeia e que detêm o monopólio da opinião pública mundial. Além disso, os EUA são a segunda maior fonte de mercenários que atuam na Ucrânia, atrás apenas da Polônia.
"Os EUA precisam disso? Para quê? A milhas de distância de seu território… Eles não têm nada melhor para fazer? Eles têm problemas de fronteira, problemas de imigração, problemas de dívida pública, cerca de 33 trilhões de dólares [R$ 164 trilhões]. Não seria melhor negociar com a Rússia? Fazer um acordo que entenda a situação de hoje, considerando que a Rússia vai lutar por seus interesses, respeitando nosso país e nossos interesses? Me parece muito mais racional e inteligente."
20:55 08.02.2024
O empresário Elon Musk, atual dono da rede social X (antigo Twitter), publicou que está acompanhando a entrevista de Putin com Tucker Carlson.
O empresário Elon Musk publicou em suas redes sociais que acompanha a entrevista de Putin - Sputnik Brasil
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала