- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Poderíamos ter resolvido essas hostilidades há 1 ano e meio', afirma Putin sobre a Ucrânia

© ReproduçãoPresidente russo, Vladimir Putin durante entrevista ao jornalista norte-americano Tucker Carlson
Presidente russo, Vladimir Putin durante entrevista ao jornalista norte-americano Tucker Carlson - Sputnik Brasil, 1920, 09.02.2024
Nos siga no
Em entrevista ao jornalista norte-americano Tucker Carlson na noite de quinta-feira (8), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, garantiu que deseja finalizar o conflito com a Ucrânia de forma negociada, e afirmou que o fato dos ucranianos atenderem às demandas do Ocidente tem atrasado as negociações para uma resolução.
"Poderíamos ter parado essas hostilidades há um ano e meio", afirmou Putin. Entretanto, conforme acrescentou, naquele momento a Ucrânia preferiu atender às demandas do então primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, e abandonar as negociações com a Rússia.

"O fato do governo ucraniano ter obedecido à demanda do Boris Johnson, de abandonar as negociações com a Rússia me parece ridículo e muito triste porque como o sr. Arakhamiya [delegado ucraniano nas negociações] colocou: [...] Onde está o Boris Johnson agora?", questionou.

Putin também apontou interferência dos EUA nas negociações para o conflito que se arrasta há quase dois anos.

"Se o governo Zelensky se recusou a negociar, presumo que o fez sob instruções de Washington", ponderou.

Durante a conversa com Carlson, Putin explicou que o atual conflito foi iniciado pelos ucranianos, em uma guerra começada pelos neonazistas, em 2014, e a Ucrânia, sob o controle dos Estados Unidos, "declarou que não cumpriu os Acordos de Minsk".

"Nós nos propusemos repetidamente buscar solução para os problemas que surgiram na Ucrânia após 2014. Poderiam ter sido discutidos por meios pacíficos, mas ninguém nos ouviu", afirmou o presidente russo.

Em paralelo ao não cumprimento do acordo, segundo Putin, os territórios das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk (RPD e RPL) começaram a ser explorados por estruturas militares da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), sob o pretexto de atuar com centros de formação e requalificação de pessoal.
"Eles basicamente começaram a criar bases militares lá, foi isso que aconteceu", resumiu Putin.
Tucker Carlson e Vladimir Putin, em material de divulgação da entrevista do jornalista norte-americano, em 8 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2024
Panorama internacional
'Zelensky enganou seus eleitores', afirmou Putin em entrevista exclusiva a Tucker Carlson
Por outro lado, Putin alegou ainda que a OTAN tenta assustar a população com uma "ameaça russa imaginária", ao falarem sobre a possibilidade de um conflito nuclear.
Entretanto, afirmou que as pessoas que assimilam que isso não é real não são as pessoas comuns, mas os analistas e aqueles que estão envolvidos com o cotidiano da política.
"Estes conseguem entender perfeitamente que se trata de uma farsa", concluiu.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала