- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Trump comparece a julgamento por difamação em Nova York, e advogada entra em conflito com juiz

© AP Photo / Seth WenigEx-presidente Donald Trump durante rápida aparição antes de julgamento em Nova York. Estados Unidos, 17 de janeiro de 2024
Ex-presidente Donald Trump durante rápida aparição antes de julgamento em Nova York. Estados Unidos, 17 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 17.01.2024
Nos siga no
Mesmo sem ser obrigado a comparecer, o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump foi, nesta quarta-feira (17), ao tribunal de Nova York para o julgamento em que é acusado de agressão sexual contra a escritora E. Jean Carroll. Durante a sessão, a advogada do republicano ainda entrou em conflito com o juiz.
Ao contestar uma resposta dada por Carroll, a advogada Alina Habba, que defende o ex-presidente, foi repreendida fortemente pelo juiz Lewis Kaplan. O magistrado disse a Habba que "quando você fala neste tribunal ou em qualquer tribunal deste prédio, você se levanta", informou à CNN.
A escritora de 80 anos pede uma indenização de US$ 10 milhões (R$ 49,2 milhões) no processo, ao alegar que foi difamada em 2019 por Trump quando revelou ter sido agredida sexualmente. Na ocasião, o republicano teria dito que Carroll "não é seu tipo".

"Isso significa que eu sou muito feia para ser agredida", disse Carroll ao tribunal nesta quarta-feira (17), acrescentando que estava ali para impedir Trump de "contar mentiras" sobre ela.

Segundo ela, a fala do ex-presidente prejudicou a sua reputação. "Anteriormente eu era conhecida simplesmente como jornalista, e agora sou conhecida como mentirosa, fraude e maluca", alegou.
Trump teria balançado a cabeça quando foi acusado de agressão e ainda conversou com seus advogados durante o depoimento de Carroll, o que levou a reclamações da outra parte ao juiz.
O processo de difamação é separado de outro julgamento que o ex-presidente enfrenta em Nova York, quando foi considerado responsável pelo júri por agredir sexualmente a escritora em um provador de loja em 1994 e, em 2022, afirmar que Carroll era uma "fraude completa".
O ex-presidente republicano Donald Trump fala em um caucus no Horizon Events Center, Iowa, 15 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 15.01.2024
Panorama internacional
Donald Trump vence caucus do Partido Republicano em Iowa

Julgamento em meio às primárias

Após vencer por uma ampla margem nas prévias de Iowa, o ex-presidente Donald Trump se consolidou como favorito pelo Partido Republicano para as eleições presidenciais deste ano. Na próxima semana, Trump enfrenta as primárias de New Hampshire.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала