- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Donald Trump é condenado a pagar US$ 5 milhões por abuso sexual e difamação

© AP Photo / Evan VucciO ex-presidente Donald Trump durante discurso em Mar-a-Lago, sua propriedade em Palm Beach, Flórida, em 4 de abril de 2023
O ex-presidente Donald Trump durante discurso em Mar-a-Lago, sua propriedade em Palm Beach, Flórida, em 4 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.05.2023
Nos siga no
Nesta terça-feira (9), o júri de nove membros do tribunal federal de Manhattan sentenciou que o ex-presidente, Donald Trump, abusou sexualmente da redatora Jean Carroll na década de 1990, e depois a difamou ao rotulá-la de mentirosa.
Com a sentença, Trump terá que pagar trump(R$ 25 milhões) em danos compensatórios e punitivos. Para considerá-lo responsável, o júri de seis homens e três mulheres foi obrigado a chegar a um veredicto unânime, segundo o The Guardian.
Carroll, de 79 anos, testemunhou durante o julgamento civil que Trump a estuprou no camarim da Bergdorf Goodman, uma loja de departamentos de luxo em Manhattan, em 1995 ou 1996, e depois prejudicou sua reputação ao escrever em um post de outubro de 2022 em sua plataforma Truth Social que as alegações eram "uma fraude completa", "uma farsa" e "uma mentira".
A equipe jurídica de Trump optou por não apresentar uma defesa, apostando que os jurados descobririam que Carroll falhou em apresentar um caso persuasivo, diz o jornal.
Carroll enfrentou perguntas da equipe jurídica de Trump atacando a plausibilidade de sua conta, incluindo por que ela nunca relatou o assunto à polícia ou gritou durante o suposto incidente, mas ela respondeu que, na época, temia que o então empresário usasse sua fama e riqueza para retaliar contra ela se ela se apresentasse.
A jornalista disse aos jurados que decidiu quebrar seu silêncio em 2017, depois que acusações de estupro contra o produtor de Hollywood, Harvey Weinstein, levaram dezenas de mulheres a apresentar relatos de violência sexual por homens poderosos.
Produtor de Hollywood Harvey Weinstein na cerimônia do Oscar. 22 de fevereiro de 2015. - Sputnik Brasil, 1920, 11.03.2020
Harvey Weinstein é condenado a 23 anos de prisão por estupro e agressão sexual
Entretanto, a mídia destaca que, com o clima político polarizado dos Estados Unidos, parece improvável que o veredicto civil tenha impacto sobre os principais apoiadores de Trump, que veem seus problemas legais como parte de um esforço conjunto dos oponentes para miná-lo.
A acusação apresentada fez Trump ser a primeira pessoa que sentou na cadeira da presidência dos EUA a ser acusada criminalmente. O ex-presidente se declarou inocente e disse que as acusações têm motivação política.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала