- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Donald Trump vence caucus do Partido Republicano em Iowa

© AP Photo / Andrew HarnikO ex-presidente republicano Donald Trump fala em um caucus no Horizon Events Center, Iowa, 15 de janeiro de 2024
O ex-presidente republicano Donald Trump fala em um caucus no Horizon Events Center, Iowa, 15 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 15.01.2024
Nos siga no
O ex-presidente norte-americano, Donald Trump, venceu caucus republicano no estado de Iowa, EUA, apontam as previsões de diversos meios de mídia estadunidenses.
A contagem dos votos ainda não foi concluída, mas os jornais norte-americanos já declaram Trump como vencedor da pré-votação. Resta ainda saber por qual margem ele venceu o candidato na segunda posição.
A vitória de Trump já era esperada pelos analistas, com a verdadeira batalha sendo pela posição de segundo lugar. A disputa estava entre o governador da Flórida, Ron DeSantis e Nikki Haley, embaixadora dos EUA na ONU.
Segundo a contagem parcial dos votos, Trump possui 50,9% dos votos, enquanto DeSantis tem 21,3% e Haley 19,1%.
A distância entre Trump e seus concorrentes, de aproximadamente 30 pontos percentuais, jamais foi vista em um caucus moderno, aponta o veículo norte-americano CNBC.
O presidente dos EUA, Donald Trump, fala com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, antes de sua reunião no Fórum Econômico Mundial em Davos, 21 de janeiro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 11.01.2024
Panorama internacional
Mídia: Trump afirmou à UE que os EUA nunca ajudariam a Europa sob ataque
As votações no estado de Iowa, reduto conservador dos Estados Unidos, marcam o início da corrida presidencial nos Estados Unidos. Os candidatos utilizam o resultado prévio para determinar estratégias de campanha.
A vitória no estado, no entanto, não garante necessariamente um bom resultado nos demais. Isto porque a população de Iowa é mais conservadora do que nos demais redutos do Partido Republicano, fazendo com que nem sempre essa seja uma boa representação do eleitorado conservador no geral.
Em 2016, Donald Trump não emergiu como vitorioso no estado. Na acirrada disputa, que viu os três primeiros lugares ficarem com porcentagens entre 27% e 23% dos votos, foi o senador texano Ted Cruz que ganhou a disputa. Ainda assim, Cruz acabou não sendo o escolhido pelo partido para a eleição presidencial.
O empresário candidato republicano à presidência, Vivek Ramaswamy, fala no Horizon Events Center, em Iowa, 15 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 16.01.2024
Panorama internacional
Vivek Ramaswamy se retira da corrida presidencial dos EUA e declara apoio a Trump
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала