- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Reino Unido prepara dossiê secreto sobre impactos do retorno de Trump à presidência dos EUA

© AP Photo / Alastair GrantO presidente dos EUA, Donald Trump, e o príncipe Charles da Grã-Bretanha posam para uma foto do lado de fora da Winfield House, residência do embaixador dos EUA no Reino Unido, em Regent's Park, Londres. 4 de junho de 2019
O presidente dos EUA, Donald Trump, e o príncipe Charles da Grã-Bretanha posam para uma foto do lado de fora da Winfield House, residência do embaixador dos EUA no Reino Unido, em Regent's Park, Londres. 4 de junho de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 07.01.2024
Nos siga no
O Reino Unido está preparando um dossiê secreto sobre os impactos do regresso de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos, revelou o portal britânico inews.
Liderado pelo ministério das Relações Exteriores, o documento trará informações sobre como a Grã-Bretanha será afetada em diferentes contextos, como econômico, geopolítico e política interna.
É improvável que o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak e Keir Starmer, líder da oposição, falem sobre as eleições presidenciais norte-americanas para não aparentarem tomar partido na política de outro país. Liz Truss, ex-primeira-ministra de setembro a outubro de 2022, foi até agora a única política que se posicionou nas eleições dos EUA, declarando apoio ao candidato republicano.
Mas, segundo o portal, os políticos do país estão preocupados que uma vitória de Trump em novembro "lance uma enorme granada na geopolítica global", que repercutirá no Reino Unido.
Diplomatas foram encarregados de colher informações sobre as últimas posições de Trump em assuntos que afetem o Reino Unido, como a crise na Ucrânia, no Oriente Médio e comércio internacional. Na coleta de informações, a embaixadora do Reino Unido em Washington, Dame Karen Pierce, é considerada uma peça fundamental, assim como os adidos do Reino Unido na OTAN e na ONU.
O então presidente Barack Obama (D), com o então vice-presidente Joe Biden durante recepção na Sala Leste da Casa Branca em Washington, 13 de junho de 2013 - Sputnik Brasil, 1920, 07.01.2024
Panorama internacional
Obama envia alerta eleitoral para Biden para aumentar chances contra Trump, diz mídia
Três ex-diplomatas de alta posição afirmaram ao portal nesta semana que o governo precisa ter "planos de contigência" para se proteger contra riscos trazidos pela reeleição de Trump, que desde seu primeiro mandado demonstra o desejo de retirar os EUA da OTAN.
De acordo com a reportagem, o Ministério das Relações Exteriores do país ficou extremamente amargurado por não ter se preparado para a vitória de Trump em 2016. A pasta, no entanto, será "super sensível" a qualquer ofensa que possa causar à campanha de Trump.
Desde o Brexit, afirmou uma fonte à equipe de reportagem, "a nossa política externa tornou-se ainda mais centrada nos EUA e na direção que eles tomam". "Trump entrará e escolherá uma linha mais agressiva em relação, por exemplo, ao Irã. Seremos forçados a mais situações com as quais nos sentiremos instintivamente desconfortáveis."
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала