- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Nova etapa da guerra em Gaza: Israel planeja retirada parcial de tropas e operações direcionadas

© AP Photo / Ohad ZwigenbergSoldados israelenses carregam projéteis em um tanque em uma área de preparação no sul de Israel, perto da fronteira com Gaza, 31 de dezembro de 2023
Soldados israelenses carregam projéteis em um tanque em uma área de preparação no sul de Israel, perto da fronteira com Gaza, 31 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 01.01.2024
Nos siga no
Em um movimento que marca uma nova fase no conflito em curso com o Hamas, Israel anunciou planos para uma retirada parcial das suas forças de Gaza durante os próximos meses.
As Forças de Defesa de Israel (FDI) vão fazer a transição para operações mais direcionadas em Gaza, reduzindo a dependência da artilharia e dos ataques aéreos. Os relatos sugerem que alguns reservistas serão devolvidos à vida civil para ajudar a economia.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, enfatizou no fim de semana que a guerra contra o Hamas deverá persistir por mais vários meses.
"Isto levará pelo menos seis meses e envolverá intensas missões de limpeza contra os terroristas", afirmou um responsável israelense, falando sob condição de anonimato. "Ninguém está falando de pombas da paz voando de Shajaia", frisou, referindo-se a um distrito de Gaza.
A decisão segue o último esforço da administração do presidente dos EUA, Joe Biden, para que Israel diminua a escalada da ofensiva em Gaza e tome medidas para minimizar as vítimas civis. Apesar do controle de Israel sobre praticamente toda a Faixa de Gaza, a resistência persiste no complexo labirinto de túneis mantidos pelo Hamas.
As FDI ainda não alcançaram o seu objetivo principal no conflito: capturar o líder do Hamas, Yahya Sinwar. Tanto Sinwar como o seu irmão mais novo, Mohammed, que comanda as forças do sul do Hamas, conseguiram escapar das forças israelenses durante todo o conflito.
Simultaneamente, os militares dos EUA têm trabalhado ativamente para evitar que o conflito israelense se transforme em um confronto regional mais amplo. Nos últimos meses, grupos militantes no Líbano, na Síria e no Iraque, juntamente com as Forças Armadas do Iêmen, se envolveram em ataques contra alvos dos EUA ou de Israel, o que levou a um esforço para conter o conflito no seu âmbito atual. ​
O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e o ministro das Finanças de Israel, Bezalel Smotrich, realizam uma coletiva de imprensa no escritório do primeiro-ministro em Jerusalém, 25 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 01.01.2024
Panorama internacional
Ministro israelense sugere que Israel controle a Faixa de Gaza e que palestinos deixem o enclave
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала