- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ataques de Israel na Síria deixam 2 pessoas mortas; Damasco fala em ameaça à estabilidade da região

© Departamento de Defesa dos Estados Unidos via APImagens do Departamento de Defesa dos Estados Unidos mostram ataques que atingiram aeroporto em Damasco. Síria, 8 de novembro de 2023
Imagens do Departamento de Defesa dos Estados Unidos mostram ataques que atingiram aeroporto em Damasco. Síria, 8 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 22.11.2023
Nos siga no
Pelo menos dois sírios foram mortos nesta quarta-feira (22) em meio a ataques das Forças de Defesa de Israel (FDI) perto de Damasco, capital do país. A informação é da AFP, que citou o Observatório Sírio para os Direitos Humanos. Os bombardeios tinham como alvo o Hezbollah, movimento que se concentra no Líbano.
Em meio à escalada do conflito no Oriente Médio, apesar do anúncio de uma trégua de quatro dias na Faixa de Gaza em troca da libertação de 50 reféns, Israel realizou mais cedo outros ataques na Síria. Há um mês, outra ação das FDI fez com que os dois principais aeroportos de Damasco permanecessem fechados até hoje, o maior período desde o início da guerra civil no país.
Conforme o observatório disse à AFP, a suspeita é que os sírios mortos durante os ataques trabalhassem para o grupo no país.
Desde 2011, o país judeu já realizou diversos bombardeios aéreos contra a região norte do país vizinho por conta da atuação de militantes do Hezbollah e de outras forças apoiadas por países árabes da região. Com os ataques do Hamas no dia 7 de outubro em Israel, as ações foram intensificadas, o que levou ao temor da comunidade internacional de um possível acirramento do conflito que só em Gaza provocou a morte de mais de 14,5 mil palestinos.
Segundo a agência de notícias estatal síria SANA, que citou uma fonte militar do país, "o inimigo sionista realizou um ataque aéreo com dois mísseis a partir das Colinas de Golã ocupadas, visando alguns pontos nas proximidades da cidade de Damasco".
Comboio militar dos EUA passa perto da cidade de Qamishli, norte da Síria (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 22.11.2023
Panorama internacional
Mídia: mesmo sofrendo ataques em suas bases militares, EUA realizam novo saque de petróleo na Síria

Ameaça à estabilidade da região

Pouco após a confirmação dos ataques, o Ministério das Relações Exteriores da Síria alertou que os ataques "ameaçam a segurança e a estabilidade da região". Enquanto isso, voos para Damasco e Aleppo, as principais cidades do país, seguem suspensos desde 22 de outubro, quando bombardeios danificaram as pistas.
Conforme o chefe do observatório, Rami Abdel Rahman, os reparos já foram concluídos. Porém desde 2011, quando começou o conflito no país, esta é a primeira vez que o aeroporto de Damasco permanece fechado por um mês, acrescentou.
O Ministério dos Transportes da Síria disse que os voos foram desviados para Latakia, na costa oeste. A estrutura é menor e os voos lá são limitados, incluindo para Rússia, Irã e Iraque.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала