- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Especialista afirma que 'os Estados Unidos justificarão qualquer crime israelense'

© AP Photo / Miriam AlsterJoe Biden y Benjamin Netanyahu
Joe Biden y Benjamin Netanyahu  - Sputnik Brasil, 1920, 22.11.2023
Nos siga no
Os Estados Unidos vão sempre apoiar Israel e nunca deixarão de apoiar o seu principal aliado, não só no Oriente Médio, mas também no cenário mundial, disse o cientista político Konstantin Blokhin à Sputnik. Não há outras declarações que Biden possa fazer, esta é a corrente dominante, enfatizou.
Perante não apenas dificuldades econômicas, mas também problemas de grande envergadura no complexo industrial-militar, aliados a uma situação tensa no interior do Estado, o mais fácil é atribuir todos os seus problemas a um inimigo externo, argumenta o analista político do Centro para o Estudo de Problemas de Segurança da Academia de Ciências da Rússia Konstantin Blokhin. Por esta razão, o líder norte-americano, Joe Biden, está tentando consolidar todo o Ocidente, os seus aliados europeus em uma base antirrussa e os seus aliados asiáticos em uma base anti-China.
Segundo o especialista, Biden não pode fazer declarações da mesma forma que o ex-presidente norte-americano Donald Trump.
"Foi Trump quem acreditou que as capacidades dos Estados Unidos no mundo são limitadas, por isso devem negociar com a Rússia", enfatizou Blokhin.
Pelo contrário, Biden pensa diferente, indica o especialista. Para o presidente dos EUA, as possibilidades do seu país no mundo são imensas, "uma nação excepcional com uma missão especial de dominar o mundo".
"[Os EUA] sairão vitoriosos de todas as batalhas geopolíticas. Esta é a trajetória do pensamento de Biden. E esta é a trajetória em que a maior parte da classe dominante americana acredita", explicou o analista.
Joe Biden fala sobre a greve dos trabalhadores da indústria automobilística na Sala Roosevelt da Casa Branca. Washington, D.C., EUA, 15 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 21.11.2023
Panorama internacional
'Coração partido'? Especialista critica a hipocrisia de Biden em Gaza e na Ucrânia
A principal questão no conflito israelo-palestino não é quais as armas o Hamas possui, ou mesmo até que ponto Israel é culpado. Tel Aviv é o aliado mais próximo de Washington, não só no Oriente Médio, mas também na cena mundial. Portanto, "os EUA vão justificar qualquer crime israelense", concluiu Blokhin.
Em outubro, Biden deixou claro em uma coletiva de imprensa que a política do seu país é muito simples: Tel Aviv vai continuar sendo seu aliado incondicional, prometeu "apoiar Israel" após o ataque de 7 de outubro e prometeu aumentar a ajuda militar ao Estado judeu. O Pentágono reforçou mais uma vez os seus meios militares na região, enviando porta-aviões, um submarino com propulsão nuclear, caças, sistemas de defesa antiaérea e armas em apoio a Israel.
"Os Estados Unidos estão ao lado do povo de Israel face a estes ataques terroristas [do Hamas], nunca deixaremos de apoiar Israel", disse o presidente.
Mas o aumento do número de mortos na Faixa de Gaza e a recente promessa do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, de reocupar a Faixa de Gaza causaram "uma mudança acentuada no discurso político dos EUA a favor de Israel e podem afetar o legado de Biden".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала