- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Sem sinais de acabar, guerra em Gaza fez número de palestinos mortos ultrapassar 21,6 mil

© AFP 2023 / Mohamed AbedUma família palestina deslocada que fugiu de Khan Yunis monta acampamento em Rafah, mais ao sul, perto da fronteira da Faixa de Gaza com o Egito, em 6 de dezembro de 2023
Uma família palestina deslocada que fugiu de Khan Yunis monta acampamento em Rafah, mais ao sul, perto da fronteira da Faixa de Gaza com o Egito, em 6 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 30.12.2023
Nos siga no
O penúltimo dia do ano começou com uma marca alarmante na Faixa de Gaza, que desde o dia 7 de outubro convive com a guerra entre Israel e Hamas. Conforme o Ministério da Saúde da Palestina, o número de mortos chegou a 21.672 neste sábado (30). Outras 56,1 mil pessoas ficaram feridas e a situação do sistema de saúde do território é de total colapso.
No início do mês, uma luz no fim do túnel durou somente uma semana: após acordo entre o movimento e o governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu para a libertação de reféns em troca de prisioneiros palestinos, a região teve um cessar-fogo. Porém, o curto período não foi suficiente para agilizar a chegada de ajuda humanitária e mais de 90% da população passa fome.
As perspectivas para a guerra não são nada boas e não há sinais de que vá parar nas próximas semanas. Mais de 85% dos 2,3 milhões de moradores de Gaza já precisaram abandonar suas casas e, diante dos combates que seguem intensos, a exaustão dos civis é cada vez maior.
População desabrigada em meio a abrigos improvisados na Faixa de Gaza - Sputnik Brasil, 1920, 29.12.2023
Panorama internacional
Depois de bombas e falta de água e alimentos, Gaza enfrenta surto de doenças infecciosas
O sul de Gaza, localidade que a maior parte das pessoas se deslocou, passou a ser foco do conflito. "Chega dessa guerra! Estamos totalmente exaustos. Estamos constantemente deslocados de um lugar para outro no clima frio. As bombas continuam caindo sobre nós dia e noite", disse à AFP Umm Louay Abu Khater, uma mulher de 49 anos que fugiu de sua casa em Khan Yunis, buscando refúgio em Rafah.
Só nas últimas 24 horas, segundo a Autoridade Palestina, 165 pessoas morreram no território e os bombardeios sequer poupam a região próxima ao posto de controle de Rafah, na fronteira com o Egito. É por lá que chegam a conta gotas caminhões com alimentos, água, medicamentos e combustíveis, além dos poucos palestinos permitidos por Israel a deixar o território.
Trabalhadores da Agência das Nações Unidas de Assistência e Obras aos Refugiados da Palestina (UNRWA) distribuem rações de farinha e outros suprimentos às pessoas em um armazém da UNRWA em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, em 12 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 30.12.2023
Panorama internacional
Israel rascunha documento para expulsar agência da ONU de Gaza no pós-guerra, diz jornal israelense

Hospitais destruídos pelos ataques israelenses

Conforme o Ministério da Saúde da Palestina, pelo menos 23 hospitais e 53 centros de saúde deixaram de funcionar por conta dos bombardeios. Médicos no hospital Nasser, em Khan Yunis, relatam o cenário de escassez.
"O hospital está recebendo muito mais (pacientes) do que sua capacidade, na verdade, estamos funcionando a 300 por cento de nossa capacidade. As camas estão cheias e estamos basicamente com falta de todos os tipos de suprimentos médicos", contou à AFP um profissional que não se identificou.
Ahmed al-Baz, um palestino de 33 anos deslocado da cidade de Gaza, disse que este ano foi o pior da sua vida. "Foi um ano de destruição e devastação", disse ele em Rafah, cercado por tendas em um acampamento improvisado. "Só queremos que a guerra acabe e começar o novo ano em casa, com um cessar-fogo declarado", afirmou.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала