- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Suécia se aproxima da OTAN após votação na comissão parlamentar da Turquia

© AFP 2023 / Adem AltanFuat Oktay, do Comitê de Relações Exteriores da Grande Assembleia Nacional da Turquia, preside uma sessão do comitê no TBMM em Ancara. Turquia, 26 de dezembro de 2023
Fuat Oktay, do Comitê de Relações Exteriores da Grande Assembleia Nacional da Turquia, preside uma sessão do comitê no TBMM em Ancara. Turquia, 26 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 26.12.2023
Nos siga no
A Comissão de Relações Exteriores do Parlamento turco aprovou nesta terça-feira (26) a proposta de adesão da Suécia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em um passo fundamental para a ampliação do bloco ocidental.
O grupo, controlado pelo Partido da Justiça e Desenvolvimento do presidente Recep Tayyip Erdogan, votou a favor da candidatura após cerca de quatro horas de debate, incluindo conversações sobre outros assuntos.
O novo impulso para o ingresso sueco na aliança militar acontece após 19 meses de atrasos nos quais Ancara exigiu concessões relacionadas à segurança de Estocolmo, relembra a agência Reuters.
O próximo passo, segundo a mídia, é uma votação na Assembleia Geral do Parlamento, onde o partido de Erdogan também detém a maioria. Ao mesmo tempo, espera-se que seja aprovado em uma votação que poderá ser realizada dentro de semanas.
Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA (à esquerda), e Ulf Kristersson, primeiro-ministro da Suécia (à direita), participam de entrevista coletiva na base aérea militar F 21 em Kallaxheden, Lulea, Suécia, 30 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 19.06.2023
Panorama internacional
Suécia destaca Rússia como 'ameaça' e se prepara para 'ataque russo' enquanto tenta aderir à OTAN
Mas o chefe da comissão, Fuat Oktay, minimizou as expectativas de uma votação rápida dizendo a repórteres que o presidente do Parlamento decidiria o momento, diz a mídia.

"A decisão de submetê-lo [o pedido sueco] à Assembleia Geral foi tomada agora, mas isso não deve ser interpretado como [um sinal] de que será aprovado na Assembleia Geral com a mesma velocidade. Não existe tal coisa", disse Oktay.

O partido de Erdogan, os seus aliados do Partido do Movimento Nacionalista (MHP, na sigla em turco) e o principal partido da oposição, o Partido Republicano do Povo (CHP, na sigla em turco), votaram a favor da ratificação, enquanto o pequeno partido islâmico Felicity e o partido nacionalista de direita İyi votaram contra.
Se aprovada, o líder turco assinaria a lei, concluindo um processo que frustrou alguns dos aliados de Ancara e testou os seus laços ocidentais.
Ártico (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 06.07.2023
Panorama internacional
EUA procuram transformar Finlândia e Suécia em gendarmes do Ártico para confrontar Rússia
Em uma declaração após a aprovação da comissão, o chanceler sueco, Tobias Billstrom, disse que a Suécia saudou a medida e ansiava por aderir à OTAN.
O país escandinavo pediu para ingressar na aliança militar junto com a Finlândia em 2022. Helsinque entrou para a OTAN em abril deste ano.
Quando estava nas tratativas para aderir à aliança, o vice-presidente do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), Dmitry Medvedev, disse que Moscou fornecerá uma resposta espelhada às ameaças que emanam do ingresso de Helsinque e Estocolmo no organismo, conforme noticiado.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала