- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Em ligação, Biden e Erdogan falaram sobre adesão da Suécia à OTAN, diz Casa Branca

© AFP 2023 / Adrew Caballero-ReynoldO presidente dos EUA, Joe Biden (à direita), e o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, durante conversação bilateral na cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em Vilnius, Lituânia, em 11 de julho de 2023
O presidente dos EUA, Joe Biden (à direita), e o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, durante conversação bilateral na cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em Vilnius, Lituânia, em 11 de julho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 14.12.2023
Nos siga no
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, conversaram nesta quinta-feira (14) sobre o pedido da Suécia para aderir à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), disse John Kirby, coordenador de comunicações estratégicas do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca.
Kirby também informou a repórteres em um briefing que não ficaria surpreso se a questão dos caças F-16 tiver sido discutida durante a ligação.

"Eles falaram sobre a adesão à OTAN da Suécia. Eu certamente não ficaria surpreso se também tiver sido levantado que continuamos a apoiar um programa de modernização para seus F-16", afirmou o coordenador.

A Suécia pediu para ingressar na OTAN em maio de 2022, mas ficou à espera devido à resistência da Turquia e da Hungria.
Aeronaves F-16 da Turquia chegam ao Azerbaijão para os exercícios militares conjuntos TurAz Qartal-2020, em 30 de julho de 2020. - Sputnik Brasil, 1920, 03.12.2023
EUA não entregam à Turquia caças F-16 já pagos, critica Erdogan
Ancara pediu, em outubro de 2021, a compra de 40 caças F-16 da Lockheed Martin e 79 kits de modernização para seus aviões de guerra existentes.
A administração Biden apoia a venda, mas tem havido objeções no Congresso norte-americano ao adiamento turco da ampliação da aliança atlântica para trazer a Suécia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала