Finlândia conduz exercícios militares no mar Báltico pela 1ª vez após adesão à OTAN

© AFP 2023 / Jonathan NackstrandF-18 da Força Aérea da Finlândia se prepara para decolar da Base Aérea de Orland durante os exercícios The Arctic Fighter Meet, a oeste de Trondheim. Noruega, 23 de agosto de 2023
F-18 da Força Aérea da Finlândia se prepara para decolar da Base Aérea de Orland durante os exercícios The Arctic Fighter Meet, a oeste de Trondheim. Noruega, 23 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 23.11.2023
Nos siga no
O país integrou manobras militares navais, mas também terrestres e aéreas, com alguns outros Estados-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), como a Alemanha, a França, os Países Baixos e a Polônia.
Na segunda-feira (20) começaram no mar Báltico os exercícios navais Freezing Winds, dirigidos pela Finlândia, anunciou a Marinha do país escandinavo.
As manobras, que incluem pela primeira vez o país escandinavo como Estado-membro da OTAN, incluem a participação das forças marítimas, terrestres e aéreas da Finlândia e da Suécia, além de navios do primeiro Grupo Marítimo Um da OTAN (SNMG1, na sigla em inglês) e do primeiro Grupo de Contramedidas de Minas da OTAN (SNMCMG1), que inclui as frotas da Alemanha, da França, dos Países Baixos e da Polônia.
Serão realizadas manobras aéreas sobre o sul da Finlândia e o norte do mar Báltico, incluindo caças-bombardeiros e aeronaves de ataque F/A-18 americanos, além do avião francês de longo alcance Atlantique 2. Serão também treinadas contramedidas contra minas, com foco na proteção da infraestrutura submarina. No total, 30 navios de guerra, 16 aeronaves e mais de 4 mil militares participam dos exercícios, que durarão até 1º de dezembro.
"Nosso principal exercício neste outono é o primeiro que realizaremos como parte de um grande exercício da OTAN", disse o comandante do exercício Juhapekka Rautava, vice-chefe do Estado-Maior da Marinha da Finlândia.
"Ao treinarmos juntos, reforçaremos não apenas nossas capacidades militares, mas também nossa interoperabilidade e nossa capacidade de trabalhar em conjunto", apontou ele.
Nos Freezing Winds 23, exercitamos juntos a proteção das linhas de comunicação marítimas. O tráfego marítimo seguro e protegido é essencial para todos os países que circundam o mar Báltico.
É a segunda vez que a Finlândia realiza os exercícios Freezing Winds, depois de novembro de 2022, meses depois que o país solicitou a adesão à OTAN, mas antes de ela ter sido completada, em abril de 2023.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала