- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Autoridades da gestão Biden esperavam encobrir incidente do 'balão espião' chinês, diz mídia

© Foto / Departamento de Defesa dos EUAUm piloto da Força Aérea dos EUA observando o suposto balão de vigilância chinês enquanto este pairava sobre a região central continental dos Estados Unidos em 3 de fevereiro de 2023. Os esforços de recuperação começaram logo após a queda do balão
Um piloto da Força Aérea dos EUA observando o suposto balão de vigilância chinês enquanto este pairava sobre a região central continental dos Estados Unidos em 3 de fevereiro de 2023. Os esforços de recuperação começaram logo após a queda do balão - Sputnik Brasil, 1920, 24.12.2023
Nos siga no
Os militares dos EUA abateram quatro objetos voadores não identificados no início deste ano, incluindo um que Washington alegou ser um balão de vigilância chinês. Pequim sublinhou repetidamente que o objeto voador era civil e estava envolvido em um investigação científica que acabou entrando acidentalmente no espaço aéreo dos EUA.
A Casa Branca inicialmente tentou varrer o embaraçoso incidente do "balão espião chinês" para debaixo do tapete no início deste ano, informou a NBC News.

"Antes de ser descoberto publicamente, havia a intenção de estudá-lo e deixá-lo passar e nunca contar a ninguém sobre isso", disse um ex-alto funcionário dos EUA.

O potencial revés à reputação das relações EUA-China foi aparentemente a razão pela qual os responsáveis da administração do presidente dos EUA, Joe Biden, procuraram manter o incidente em segredo do Congresso e do público norte-americano.

"Isso causou muitos problemas", disse um alto funcionário do governo ao canal.

Os caças da Força Aérea dos EUA abateram o balão chinês sobre o Oceano Atlântico em fevereiro, depois dele ter atravessado o Canadá e grande parte do oeste dos EUA. Washington alegou que ele estava sendo usado por Pequim para coletar informações. A China negou essas acusações e disse que o objeto voador era um balão meteorológico comercial. O brigadeiro-general Pat Ryder, porta-voz do Pentágono, admitiu mais tarde que os EUA não tinham conhecimento das capacidades de recolha de informações do balão. O incidente aumentou ainda mais as tensões entre os EUA e a China.

A rede de notícias citou um telefonema não relatado em 27 de janeiro entre o principal conselheiro militar do presidente Joe Biden, o general Mark Milley, e o chefe do Comando Norte dos EUA e do Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD), General Glen D. VanHerck.
VanHerck teria dito a Milley que eles estavam rastreando um objeto misterioso sobrevoando a Ásia-Pacífico ao longo de dez dias. VanHerck acrescentou que o Pentágono enviaria caças militares F-22 para avaliar a natureza do objeto. O voo determinou que o objeto não possuía nenhuma capacidade ofensiva.
O presidente Joe Biden fala sobre o balão de vigilância chinês e outros objetos não identificados derrubados pelos militares dos EUA, 16 de fevereiro de 2023 em Washington - Sputnik Brasil, 1920, 18.06.2023
Panorama internacional
Em virada, Biden diz que balão chinês nos EUA não deve ter sido 'intencional'
Biden não foi informado sobre o incidente do balão até fevereiro. A mídia posteriormente divulgou a história ao público em geral em 2 de fevereiro.
Quando solicitado a comentar o relatório, um alto funcionário do governo Biden negou que tenha havido qualquer tentativa de manter o incidente em segredo.

"Na medida em que tudo foi mantido em segredo, isso foi em grande parte para proteger as ações de inteligência relacionadas à sua localização e rastreamento. Não houve intenção de esconder isso do Congresso em nenhum momento", disse o funcionário à NBC.

No início deste ano, o Ministério das Relações Exteriores da China confirmou que a aeronave era de fato originária da China e se desviou significativamente de sua rota devido às condições do vento. A declaração do ministério esclareceu que seu uso era estritamente para pesquisas científicas, inclusive estudos meteorológicos. A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, alertou contra a especulação sobre o tema do "balão espião chinês".
"Chamar isso de 'balão espião' que coletou informações nada mais é do que uma acusação falsa", disse Mao em um briefing.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала