- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Em virada, Biden diz que balão chinês nos EUA não deve ter sido 'intencional'

© AP Photo / Evan VucciO presidente Joe Biden fala sobre o balão de vigilância chinês e outros objetos não identificados derrubados pelos militares dos EUA, 16 de fevereiro de 2023 em Washington
O presidente Joe Biden fala sobre o balão de vigilância chinês e outros objetos não identificados derrubados pelos militares dos EUA, 16 de fevereiro de 2023 em Washington - Sputnik Brasil, 1920, 18.06.2023
Nos siga no
O presidente dos EUA deu uma nova avaliação sobre o incidente com o balão "espião" que sobrevoou o país, recusando condenar a China.
Joe Biden, presidente dos EUA, admitiu que a liderança chinesa não conhecia os detalhes do balão "espião" que foi abatido sobre os EUA e anunciou sua intenção de se reunir com o presidente chinês Xi Jinping nos próximos meses.

"Acho que uma das coisas que esse balão causou, não tanto de o termos derrubado, mas não acho que a liderança sabia onde estava, o que havia nele, o que estava acontecendo. Acho que foi mais embaraçoso do que intencional", comentou Biden, segundo a Casa Branca.

O presidente norte-americano reiterou sua intenção de se reunir com seu homólogo chinês.
"Espero me reunir com Xi novamente nos próximos meses e discutir nossas diferenças e como podemos nos dar bem", disse Biden.
Antony Blinken está em visita a Pequim, China, a primeira visita de um secretário de Estado dos EUA ao país desde 2018. A viagem deveria ter ocorrido em fevereiro, mas foi adiada. O motivo formal do adiamento, que Pequim não anunciou oficialmente, foi o incidente envolvendo um balão chinês. O balão cruzou o território dos EUA e foi abatido sobre o Atlântico. Washington declarou que o balão estava coletando informações de inteligência, mas Pequim nega.
As relações entre a China e os EUA têm se resfriado nos últimos anos em meio à divergência de opiniões em várias áreas. Em agosto de 2022, Nancy Pelosi, então presidente da Câmara dos Representantes dos EUA (2019-2022), visitou Taiwan, o que levou a uma série de exercícios militares chineses em torno da ilha autogovernada. Também nesse ano, os EUA reforçaram a produção doméstica de chips, ao mesmo tempo que restringiram, em conjunto com os Países Baixos e o Japão, a exportação de chips avançados à China.
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, à direita, e o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, participam de uma reunião em Nusa Dua, na ilha indonésia de Bali, 9 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 14.06.2023
Panorama internacional
Colisão entre 2 mundos: os motivos da incompreensão americana sobre a China
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала