- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA já queriam explodir o Nord Stream 2 antes da operação especial russa, afirma jornalista

© Foto / Nord Stream 2 / Nikolai RyutinNord Stream 2 (Corrente do Norte 2)
Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2) - Sputnik Brasil, 1920, 22.12.2023
Nos siga no
Seymour Hersh, aclamado jornalista investigativo que revelou a responsabilidade dos Estados Unidos pela explosão do gasoduto Nord Stream 2, em setembro do ano passado, afirmou em nova reportagem que a Casa Branca já havia tomado a decisão de explodir as linhas de gás no início de 2022, semanas antes do início da operação especial russa na Ucrânia.
De acordo com seu texto, que teve como fonte uma autoridade americana que "conhece o uso político da energia", em 7 de fevereiro de 2022, quando o presidente dos EUA, Joe Biden, recebeu o chanceler alemão Olaf Scholz na Casa Branca, ele já havia dado a ordem a uma equipe na Noruega, liderada pela CIA, para que encontrasse uma forma de destruir o Nord Stream 2.
O gasoduto de gás natural liquefeito estava prestes a ser inaugurado, ligando a Rússia diretamente a Alemanha através do mar Báltico. O projeto de infraestrutura energética foi encabeçado pela Gazprom, estatal russa de energia, e contava com a participação de várias outras empresas europeias.
Sucessivos governos alemães apoiaram entusiasticamente o gasoduto, que teria levado gás abundante e barato para a Europa Ocidental, e minimizaram a sugestão de Washington de que daria a Moscou influência sobre os assuntos europeus.
Confira mapa da área das explosões no Nord Stream - Sputnik Brasil, 1920, 26.09.2023
Multimídia
Confira mapa da área das explosões no Nord Stream
Hersh notou que isso ocorreu "algumas semanas antes" da Ucrânia intensificar os ataques às repúblicas populares de Donbass (Lugansk e Donetsk), forçando Moscou a reconhecer a independência dos estados e enviar suas tropas em defesa, acontecimentos que desencadearam o lançamento da operação especial russa para neutralizar e desnazificar o país.
Depois que o presidente russo Vladimir Putin reconheceu as Repúblicas Populares de Lugansk e Donetsk (RPL e RPD), em 22 de fevereiro de 2022, Scholz anunciou o encerramento do projeto Nord Stream 2 (sob pressão de Washington, bem como de alguns outros líderes da União Europeia, como o primeiro-ministro polonês Donald Tusk, de acordo com o jornalista).
O Nord Stream 2 tinha como objetivo atuar paralelamente ao Nord Stream 1, dobrando a capacidade anual de envio para 110 bilhões de m3 de gás. Em 26 setembro de 2022, autoridades suecas e dinamarquesas anunciaram uma série de explosões nos gasodutos, resultando no pior escapamento de gás metano para atmosfera na história humana, estimado em 100 mil a 400 mil toneladas.
De acordo com o relatório de Hersh, a equipe liderada pela CIA plantou os explosivos em três dos quatro tubos Nord Stream 2 ao longo do fundo do mar do Norte em maio de 2022, mas Biden atrasou a detonação por meses sem explicação até finalmente dar a ordem em final de setembro daquele ano. As bombas foram detonadas usando um "dispositivo sonar de baixa frequência", relatou.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала