- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA não deixaram pistas de seu envolvimento nas explosões dos Nord Stream, afirma jornalista Hersh

© AP Photo / Markus SchreiberGasoduto Nord Stream 1 (Corrente do Norte 1) do mar Báltico e terminal de transferência do gasoduto OPAL, o Baltic Sea Pipeline Link, em Lubmin, na Alemanha, em 21 de julho de 2022
Gasoduto Nord Stream 1 (Corrente do Norte 1) do mar Báltico e terminal de transferência do gasoduto OPAL, o Baltic Sea Pipeline Link, em Lubmin, na Alemanha, em 21 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 26.09.2023
Nos siga no
Os americanos que estavam por trás de ato de sabotagem dos gasodutos Nord Stream (Corrente do Norte) não deixaram vestígios, não tendo nenhuma informação significativa sobre a missão nos EUA sido inserida nos computadores, afirmou o jornalista norte-americano Seymour Hersh na plataforma Substack.

"Os homens e mulheres americanos que se mudaram, disfarçados, para dentro e para fora da Noruega [...] não são um indício da existência da equipe, além do sucesso de sua missão", escreve Hersh.

Além disso, o autor também destacou que nenhuma informação importante foi registrada em um computador, mas foi impressa em uma máquina de escrever Royal ou Smith Corona.

"Uma vez que a missão foi concluída, os papéis digitados e cópias foram destruídos, não deixando vestígios físicos, nenhuma evidência a ser desenterrada mais tarde por um promotor especial ou um historiador presidencial. Pode chamar de crime perfeito", continuou ele.

Assim, segundo Hersh todos os relatórios chegaram diretamente ao diretor da Agência Central de Inteligência (CIA), William Burns, que "era o único elo entre os planejadores [das explosões] e o presidente [Joe Biden]".
Ao mesmo tempo, de acordo com o jornalista, os preparativos para a destruição dos gasodutos Nord Stream no mar Báltico levaram vários meses de especialistas da Marinha dos EUA.
Falando sobre motivos dos Estados Unidos de fazer este ato de sabotagem, Seymour Hersh acredita que esses eram os únicos gasodutos que poderiam atacar e facilmente negá-lo.

Acrescentando que isso (explosões dos gasodutos Nord Stream) foi uma consequência do medo básico "de que os EUA perderiam sua superioridade há muito estabelecida na Europa Ocidental", escreveu ele.

Por sua vez, a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, comentado novo artigo de Hersh do aniversário das explosões dos gasodutos, afirmou que a administração Biden deve responder às conclusões da investigação do jornalista americano.
As autoridades suecas e dinamarquesas, que até agora afirmam não ter tido conhecimento dos gasodutos Nord Stream explodidos nas suas águas, fecharam os olhos às ações dos Estados Unidos e da Noruega, enfatizou Hersh.
Ele também observou que uma equipe de mergulhadores americanos e pessoal de apoio no navio da missão, um cargueiro norueguês, seriam difíceis de esconder enquanto os mergulhadores estavam fazendo seu trabalho.
Confira mapa da área das explosões no Nord Stream - Sputnik Brasil, 1920, 26.09.2023
Multimídia
Confira mapa da área das explosões no Nord Stream
Três dos quatro gasodutos submarinos que compõem os projetos Nord Stream 1 e 2 que conectam a Rússia e a Alemanha através do mar Báltico foram severamente danificados por uma série de poderosas explosões em setembro de 2022.
Embora não tenha ficado imediatamente claro quem estava por trás desse ato de sabotagem, o jornalista investigativo Seymour Hersh nomeou o governo dos Estados Unidos como o mentor em fevereiro deste ano.
Citando fontes familiarizadas com o planejamento desta operação, Hersh afirmou que mergulhadores da Marinha dos EUA plantaram os explosivos nos gasodutos no verão de 2022 com a ajuda da Noruega e que as cargas foram detonadas remotamente três meses depois para evitar suspeitas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала