- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Exército de Israel destrói rede de túneis de lideranças militares do Hamas em Gaza

© AP Photo / Jack GuezOficial do Exército israelense em túnel supostamente usado por militantes palestinos para ataques transfronteiriços na fronteira Israel-Gaza, em 25 de julho de 2014 (foto de arquivo)
Oficial do Exército israelense em túnel supostamente usado por militantes palestinos para ataques transfronteiriços na fronteira Israel-Gaza, em 25 de julho de 2014 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 21.12.2023
Nos siga no
As Forças de Defesa de Israel (FDI) anunciaram nesta quinta-feira (21) que redes de túneis subterrâneos da liderança militar do movimento palestino Hamas foram destruídas em Gaza.
A unidade de engenharia de combate Yahalom, do Exército israelense, foi responsável pela destruição da rede de túneis no "quartel de elite" do Hamas na cidade de Gaza, incluindo uma "extensa rede de túneis estratégicos subterrâneos que conectam esconderijos e escritórios pertencentes à liderança militar e política sênior do Hamas".
"Hoje, a rede de túneis foi destruída de maneira controlada", declarou a corporação em suas redes sociais.
O conflito entre o Hamas e Israel na Faixa de Gaza se intensificou em 7 de outubro, com ataques do movimento ao território israelense que causaram a morte de quase 1,2 mil pessoas. Em resposta, Israel lançou uma grande operação contra Gaza, que segue em andamento.
Por conta dos ataques aéreos e das ações por terra, mais de 80% da população do território palestino está desabrigada e há uma crise humanitária sem precedentes. Segundo o Ministério da Saúde de Gaza, mais de 20 mil palestinos morreram.
Esta foto de longa exposição tirada do sul de Israel, perto da fronteira com a Faixa de Gaza, mostra explosões no território palestino durante os ataques israelenses contra militantes do Hamas em 2 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 21.12.2023
Panorama internacional
Embaixador palestino: 'Ramallah gostaria de chegar a um entendimento com o Hamas'
Um acordo mediado pelo Catar levou à pausa humanitária de uma semana em Gaza para a libertação de reféns e, ainda, a chegada mais intensa de ajuda com alimentos, água, remédios e combustível; porém, foi encerrada no início do mês.
O conflito israelo-palestino, relacionado a interesses territoriais, tem sido uma fonte de tensões e conflitos na região por muitas décadas. Uma decisão da Organização das Nações Unidas (ONU) de 1947 determinou a criação de dois Estados, Israel e Palestina, mas apenas o israelense foi estabelecido.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала