- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Arábia Saudita propõe plano para resolver conflito entre Israel e Palestina na Faixa de Gaza

© AP Photo / Leo CorreaFumaça em área bombardeada pelas Forças de Defesa de Israel (FDI) na região sul da Faixa de Gaza, em 2 de dezembro de 2023
Fumaça em área bombardeada pelas Forças de Defesa de Israel (FDI) na região sul da Faixa de Gaza, em 2 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.12.2023
Nos siga no
Analistas sauditas desenvolveram um plano para solucionar o conflito entre israelenses e palestinos, visando encerrar os combates na Faixa de Gaza, conforme relatórios divulgados nesta quarta-feira (20).
O documento, transmitido ao Ministério das Relações Exteriores da França para estudo, destaca propostas como a realocação de líderes militares do movimento palestino Hamas para a Argélia, divulgou o jornal Le Monde.
O presidente do Centro de Pesquisa do Golfo, Abdulaziz Al Sager, é o autor do plano, que surgiu após uma reunião em Riad com a diretora da pasta francesa para o Norte da África e Oriente Médio, Anne Grillo.
O plano sugere a "evacuação" dos líderes militares do Hamas para o território argelino, mencionando especificamente Mohammed Deif, chefe da ala militar do Hamas, e Yahya Sinwar, líder do grupo palestino na Faixa de Gaza, segundo informações do veículo de imprensa francês.
Palestinos erguem a bandeira verde do Hamas durante um protesto de apoiadores dos movimentos Fatah e Hamas enquanto se manifestam em apoio ao povo palestino após as orações do meio-dia de sexta-feira em Hebron, na Cisjordânia ocupada, em 3 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.12.2023
Panorama internacional
Hamas diz que 'não aceitará jogo de Israel' sobre reféns; grupo se reúne com Fatah, diz mídia
A Argélia é apresentada como um possível refúgio devido às boas relações com o Catar e o Irã, principais patrocinadores do movimento, e à sua capacidade de segurança, que permitiria o "monitoramento das atividades dos grupos".
Além disso, o plano contempla o envio de forças árabes de manutenção da paz para a Faixa de Gaza, sob gestão da Organização das Nações Unidas (ONU), e a criação de um conselho conjunto de transição composto pelas principais facções palestinas — Hamas, Jihad Islâmica e Fatah.
Esse conselho teria a responsabilidade de gerir o enclave durante quatro anos, visando à organização de eleições presidenciais e parlamentares, relatou o jornal.
Em 7 de outubro, o Hamas lançou um ataque com foguetes em grande escala contra Israel a partir da Faixa de Gaza, resultando em mais de 1,2 mil mortes, e cerca de 240 pessoas foram sequestradas.
Na sequência, Israel fez ataques retaliatórios, bloqueou Gaza totalmente e deu início a uma incursão terrestre no enclave palestino, com o objetivo declarado de eliminar combatentes do Hamas e resgatar reféns. Até agora, mais de 20 mil pessoas foram mortas em Gaza devido ao conflito, conforme relatado pelas autoridades locais.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала