- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Modelo de 2 Estados é crucial para paz entre Palestina-Israel', diz porta-voz do MRE da Rússia

© Foto / Serviço de imprensa do Ministério das Relações Exteriores da RússiaMaria Zakharova em pronunciamento sobre política externa, em Moscou. Rússia, 17 de setembro de 2020
Maria Zakharova em pronunciamento sobre política externa, em Moscou. Rússia, 17 de setembro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 20.12.2023
Nos siga no
Maria Zakharova, representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, reiterou que Moscou acredita que o futuro reside em um modelo de dois Estados, com coexistência pacífica entre eles e a capital da Palestina em Jerusalém Oriental, afirmou a autoridade em entrevista ao canal Belarus-1.
Essa posição baseia-se não apenas na análise da Rússia, mas também em documentos jurídicos internacionais, como as resoluções do Conselho de Segurança da ONU e as decisões da Assembleia Geral, declarou a representante oficial.

"Vemos a essência deste conflito, entendemos que através do método da agressão, através da condução de operações militares, matando indiscriminadamente a população civil, esta situação não só permanecerá sem solução, mas também poderá ser agravada", enfatizou Zakharova.

Presidente cubano, Miguel Díaz-Canel discursa na 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas, na sede da organização, na cidade de Nova York, em 19 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 19.12.2023
Panorama internacional
Assembleia Geral da ONU aprova resolução russa que combate a glorificação do nazismo
A representante oficial afirmou que os países do Oriente Médio assumiram uma posição responsável em relação ao conflito Palestina-Israel, envidando esforços para evitar que este se transforme em algo mais global.
Zakharova reconheceu as posições dos países regionais que se alinham ou estão próximas da perspectiva da Rússia, enfatizando a necessidade de procurar uma solução e compreender as raízes e as causas primárias do conflito.
"Ouvimos a posição dos países da região que são solidários com a nossa visão, ou próximos dela, e a sua posição é duramente conquistada, sofrida. Não creio que aqui se deva procurar um nacionalismo raivoso, culpar alguém por algo, aqui é preciso procurar uma saída para a situação. Aqui é preciso ver as raízes e as causas primárias do que está acontecendo. Nem todo mundo gosta quando algo assim é dito, mas é honesto em relação às pessoas que vivem lá, e porque é a verdade e porque deveria funcionar", acrescentou Zakharova.
Ela comentou que, embora os países ocidentais tenham desestabilizado a região há muito tempo, os países da região superaram as ilusões e compreendem que a sua estabilidade, futuro e felicidade estão em suas próprias mãos, não nas mãos de outros que prometem muito, mas causaram intervenções em assuntos internos e remodelação regional. Esses países estão agora se esforçando para garantir que o conflito Palestina-Israel não se transforme em algo mais grave e irreparável, conscientes dos riscos e comportando-se de forma responsável.
Soldados russos conversam durante ação das Forças Armadas da Rússia em Aleksandrovka, na região de Kherson, em meio à operação militar especial de Moscou na Ucrânia - Sputnik Brasil, 1920, 19.12.2023
Panorama internacional
Análise: aumento de efetivo militar indica que Rússia se previne para nova etapa de acirramento
"Eles [os países ocidentais] têm desestabilizado [o Oriente Médio] há muito tempo. A diferença agora é que os países da região, creio eu, superaram as ilusões e compreendem bem que a sua estabilidade, futuro e felicidade estão em suas próprias mãos, não nas mãos daqueles que prometem muito, a quem outrora tentaram delegar o seu destino, mas no final receberam as chamadas 'ondas da Primavera Árabe', que na realidade acabaram por ser interferência nos assuntos internos e uma remodelação da região. Os países da região estão agora lutando para garantir que o conflito [Palestina-Israel] não evolua para algo global e irreparável. Eles compreendem os riscos e estão se comportando de forma responsável", sublinhou Zakharova, respondendo a uma pergunta sobre o risco de escalada do conflito Palestina-Israel e envolvimento de outros países da região.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала