- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Partido turco apela à retirada completa das tropas dos EUA da base aérea de Incirlik

© AP PhotoAviadores dos EUA ao lado de caças após visita do secretário de Defesa Ash Carter à base aérea de Incirlik, perto de Adana, na Turquia (foto de arquivo)
Aviadores dos EUA ao lado de caças após visita do secretário de Defesa Ash Carter à base aérea de Incirlik, perto de Adana, na Turquia (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 08.12.2023
Nos siga no
A retirada do contingente dos EUA da base aérea de Incirlik, no sul da Turquia, tornou-se uma necessidade histórica, o partido turco Pátria apela à transferência da base aérea exclusivamente para o controle da Força Aérea do país, disse à Sputnik o líder do partido Dogu Perincek.
A referida base aérea localizada na província de Adana, no sul da Turquia, é usada pela Força Aérea dos EUA. As forças norte-americanas também operam uma estação de radar de alerta precoce de ataques de mísseis que se situa na área de Kurecik na província de Malatya, no sudeste da Turquia, e faz parte do sistema de defesa antimíssil da OTAN na Europa.
"Desde a década de 1960, nosso partido vem lutando pelo fechamento da base aérea de Incirlik. Considero que esta questão se tornou mais relevante e possível nos dias de hoje. Recentemente, afirmei que as aeronaves militares americanas decolam da base Incirlik, aterrissam na base de Akrotiri em Chipre, e de lá já são enviadas as armas necessárias para Israel", disse o político.
De acordo com Perincek, o partido apela ao governo para garantir que a base aérea seja controlada apenas pela Turquia e usada apenas pela Força Aérea turca.
Aeronaves F-16 da Turquia chegam ao Azerbaijão para os exercícios militares conjuntos TurAz Qartal-2020, em 30 de julho de 2020. - Sputnik Brasil, 1920, 03.12.2023
EUA não entregam à Turquia caças F-16 já pagos, critica Erdogan
"Apelamos à retirada total do contingente americano da base, eles devem fazer as malas e retornar à sua terra. Exigimos que a base fique totalmente sob o controle de nossas Forças Armadas. Isso é possível, entramos em um ciclo histórico quando isso se torna necessário. É uma questão de segurança da Turquia", ressaltou o líder do partido turco.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала