China pede à Coreia do Sul para não 'politizar as questões econômicas' ante as restrições americanas

© AP Photo / Ahn Young-joonWang Yi (à esquerda) e Park Jin (à direita), ministros das Relações Exteriores da China e da Coreia do Sul, respectivamente, conversam antes de reunião em Busan, Coreia do Sul, 26 de novembro de 2023
Wang Yi (à esquerda) e Park Jin (à direita), ministros das Relações Exteriores da China e da Coreia do Sul, respectivamente, conversam antes de reunião em Busan, Coreia do Sul, 26 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 26.11.2023
Nos siga no
Sem referir os EUA, Pequim alertou Seul para não reduzir a cooperação comercial bilateral e não “instrumentalizar as questões de ciência e tecnologia”.
Wang Yi, ministro das Relações Exteriores da China, alertou no domingo (26) o seu homólogo da Coreia do Sul para não politizar as questões econômicas e tecnológicas na véspera de um encontro com o principal diplomata do Japão à margem de uma reunião trilateral destinada a impulsionar a cooperação.
"A China e a Coreia do Sul se tornaram parceiros de cooperação com interesses altamente integrados e cadeias de produção e fornecimento altamente interconectadas", disse Wang ao Park Jin, citado pelo Ministério das Relações Exteriores da China.
Segundo o diplomata chinês, Pequim está disposta a renovar a cooperação trilateral com a Coreia do Sul e o Japão.
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, durante sua reunião no Cosmódromo de Vostochny, na região de Amur, em 13 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.11.2023
Panorama internacional
Pyongyang alerta que EUA 'pagarão caro' por vendas de armas ao Japão e Coreia do Sul
"Os dois lados devem resistir conjuntamente à tendência de politizar as questões econômicas, instrumentalizar as questões de ciência e tecnologia e a ampla securitização das questões comerciais", advertiu ele.
A Coreia do Sul tem procurado evitar se envolver em uma disputa entre a China e os EUA sobre semicondutores.
No mês passado, os EUA concederam à Samsung Electronics e à SK Hynix permissão para fornecer chips dos EUA para suas fábricas na China por um tempo indeterminado. No entanto, o país norte-americano acordou desde 2022 com o Japão e os Países Baixos restrições às exportações de semicondutores avançados, para tentar evitar a ascensão da China na área.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала