- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Legisladores americanos enviam projeto ao Congresso para proibir EUA de comprarem drones da China

© AFP 2023 / Noel CelisDrone de reconhecimento de alta altitude WZ-7 é visto em Zhuhai, na província de Guangdong, no sul da China, em 27 de setembro de 2021
Drone de reconhecimento de alta altitude WZ-7 é visto em Zhuhai, na província de Guangdong, no sul da China, em 27 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 01.11.2023
Nos siga no
Os principais membros do comitê da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos sobre a China apresentaram um projeto de lei hoje (1º) que visa proibir o governo de adquirir drones chineses e impulsionar produção nacional.
O presidente do comitê, o republicano Mike Gallagher, e o democrata Raja Krishnamoorthi apresentaram nesta quarta-feira (1º) o projeto Lei Americana de Drones de Segurança, que tem como um dos objetivos "proteger a segurança nacional" ao não importar equipamentos de defesa da China.

"Este projeto de lei proíbe o governo federal de usar dólares dos contribuintes americanos para comprar esse equipamento de países como a China. É imperativo que o Congresso aprove este projeto de lei bipartidário para proteger os interesses dos EUA e a nossa cadeia de abastecimento de segurança nacional", afirmou Gallagher, citado pela Reuters.

De acordo com a mídia, o projeto de lei também impede governos locais e estaduais de comprarem drones chineses usando subsídios federais, e exige um relatório detalhando a quantidade de drones comerciais estrangeiros disponíveis no mercado.
Krishnamoorthi acrescentou que o projeto de lei "ajuda a proteger contra quaisquer vulnerabilidades representadas pela dependência de nossas agências governamentais da tecnologia de drones fabricada no exterior e incentivará o crescimento da indústria de drones norte-americana".
O presidente representante Mike Gallagher (R-WI), fala durante a primeira audiência sobre segurança nacional e ameaças chinesas à América realizada pelo Comitê Seleto da Câmara do Partido Comunista Chinês no Capitólio em Washington, DC, em 28 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 07.10.2023
Panorama internacional
Deputados enviam 2ª carta a Biden pedindo mais rigor sobre chips à China: 'Não tem vontade de agir'
Separadamente, ontem (31), o Senado dos EUA aprovou por unanimidade uma emenda proposta pela senadora republicana Marsha Blackburn e pelo democrata Mark Warner que proíbe a Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) de operar ou fornecer fundos federais para drones produzidos na China, Rússia, Irã, Coreia do Norte, Venezuela ou Cuba.
"O dinheiro dos contribuintes nunca deveria financiar drones fabricados em regiões que são hostis à nossa nação", disse Blackburn.
Em 2019, o Congresso norte-americano proibiu o Pentágono de comprar ou usar drones e componentes fabricados por Pequim. Em 2020, o Departamento de Comércio impôs restrições à exportação ao fabricante chinês de drones DJI, acusando-o de cumplicidade na opressão da minoria uigure na China e de ajudar militares.
Mais de 50% dos drones vendidos nos Estados Unidos são fabricados pela DJI, e são os drones mais populares em uso pelas agências de segurança pública, disseram legisladores republicanos no início deste ano.
Em julho, a China anunciou controles de exportação de alguns drones e equipamentos relacionados com os veículos aéreos não tripulados, dizendo que queria proteger a segurança e os interesses nacionais.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала