- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

China critica 'expansão desenfreada de alianças militares' e negocia com Seul e Tóquio visando EUA

© AFP 2023 / Pedro PardoO ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, participa de uma coletiva de imprensa no escritório de informação do conselho de estado em Pequim, em 26 de setembro de 2023
O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, participa de uma coletiva de imprensa no escritório de informação do conselho de estado em Pequim, em 26 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 26.09.2023
Nos siga no
A chancelaria dos três países concordou em reviver negociações trilaterais após um hiato de quatro anos, sob o qual se observa o aumento das tensões na região Ásia-Pacífico e o aumento da presença norte-americana na área.
Discursando em uma conferência de imprensa em Pequim nesta terça-feira (26), o ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, prometeu que seu país se opõe à "expansão desenfreada de alianças militares e à compressão do espaço de segurança de outros países".
Wang Yi também acrescentou que a China procurará "resolver diferenças e disputas entre países através do diálogo e da consulta", entretanto, não nomeou as nações em questão em um dos casos.
Um desses movimentos é o acordo feito também hoje (26) entre China, Japão e Coreia do Sul para acalmar temores sobre as relações com os Estados Unidos e os outros dois países mencionados.
Bombardeiro estratégico dos EUA B-1B Lancer (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 30.08.2023
Panorama internacional
EUA conduzem exercícios aéreos com Japão e Coreia do Sul envolvendo bombardeiros B-1B
Os líderes manterão diálogos a três "o mais rapidamente possível", após uma reunião destinada a aliviar as preocupações chinesas sobre a presença de segurança mais forte de Washington na região, relata o The Guardian.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Lim Soo-suk, disse que a cúpula dos líderes seria realizada "no momento mais cedo e mutuamente conveniente", segundo a agência de notícias Yonhap citada pelo jornal britânico.
A chanceler japonesa, Yoko Kamikawa, disse que os três países compartilham a necessidade de reiniciar os diálogos de alto nível, incluindo cúpulas, "rapidamente".
"Acredito que é muito valioso discutir os vários desafios que a região enfrenta", disse ela em um briefing em Tóquio.
A China manifestou preocupação com o aprofundamento dos laços entre Washington e os seus dois aliados no nordeste da Ásia, que albergam dezenas de milhares de soldados norte-americanos.
Anteriormente, Pequim alertou que qualquer tentativa de estabelecer uma aliança militar semelhante à OTAN na Ásia-Pacífico mergulharia a região em um "redemoinho de conflitos", conforme noticiado.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала