- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Partido da extrema-direita é o mais votado em eleições para o legislativo dos Países Baixos

© AP Photo / Yves LoggheGeert Wilders em uma coletiva de imprensa diante do Parlamento Europeu em Bruxelas, na Bélgica (foto de arquivo)
Geert Wilders em uma coletiva de imprensa diante do Parlamento Europeu em Bruxelas, na Bélgica (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 22.11.2023
Nos siga no
Liderado por Geert Wilders, o Partido da Liberdade (PVV), representante da extrema-direita, venceu as eleições para o legislativo dos Países Baixos. O pleito antecipado após a renúncia do primeiro-ministro Mark Rutte, em julho, aconteceu nesta quarta-feira (22).
Conforme informou a Associated Press, o vitória coloca Wilders em posição para liderar negociações, formar uma nova coligação governante e possivelmente tornar-se o próximo primeiro-ministro do país. A mídia considerou o feito "uma das maiores surpresas no cenário político dos Países Baixos desde a Segunda Guerra Mundial", em um momento de turbulência política em grande parte da Europa.
As sondagens divulgadas pela NOS, rede televisiva local, indicou que o Partido da Liberdade conquistou 35 dos 150 assentos na câmara baixa do Parlamento, o montante representa mais que o dobro dos 17 votos que o partido obteve nas últimas eleições. O bloco de esquerda liderado por Frans Timmermans, foi quem mais se aproximou dos vencedores, eles devem ficar com 26 cadeiras.
Segundo relatou a mídia, a campanha de Wilders foi marcada por preconceito contra os imigrantes, sobretudo em relação aos povos islâmicos. O candidato adotou um discurso contra a oferta de asilo oferecida pelo país, acenando ser favorável à suspensão da política migratória.
Olaf Scholz, chanceler alemão, chega a encontro de gabinete semanal na Chancelaria do país em Berlim, Alemanha, 9 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 06.11.2023
Panorama internacional
Partido de extrema-direita cresce na Alemanha e Scholz parece perdido, diz mídia
A vitória no legislativo da extrema-direita dos Países Baixos ocorre um ano após o triunfo da primeira-ministra italiana Giorgia Meloni, cujo partido Irmãos da Itália tem raízes que exalam nostalgia pelo ditador fascista Benito Mussolini.
Outras lideranças da extrema-direita europeia, como o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán e a líder de seu partido na câmara baixa do Parlamento francês, Marine Le Pen, parabenizaram o político holandês pela vitória.
Carlos Menem e Zulema Yoma, sua esposa à época, acenam da sacada da Casa Rosada no dia da posse de Menem como presidente da Argentina. Buenos Aires, 8 de julho de 1989 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 22.11.2023
Panorama internacional
De Menem a Milei: analistas apontam que novo governo argentino pode repetir medidas que fracassaram
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала