- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Uruguai assina acordo de 'ampla parceria estratégica' com a China em meio a incerteza com Mercosul

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, e o presidente da China, Xi Jinping, apertam as mãos durante uma cerimônia de assinatura no Grande Salão do Povo em Pequim, em 22 de novembro de 2023
O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, e o presidente da China, Xi Jinping, apertam as mãos durante uma cerimônia de assinatura no Grande Salão do Povo em Pequim, em 22 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 22.11.2023
Nos siga no
As negociações para um potencial acordo de livre comércio são um dos objetivos da visita de Lacalle Pou ao país asiático dos dias 20 a 24 deste mês. O Uruguai se prepara, neste momento, para aprofundar relação com Pequim, destaca a mídia chinesa.
Em uma visita do presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, à China, Montevidéu e Pequim concordaram nesta quarta-feira (22) em melhorar os laços e estabelecer "uma parceria estratégica abrangente" durante uma reunião na capital chinesa, segundo o canal CGTN.

"Atualmente, o aprofundamento dos laços bilaterais está se tornando cada vez mais o consenso em nossos dois países […] tenho o prazer de anunciar convosco [...] o estabelecimento de uma parceria estratégica abrangente", disse presidente Xi Jinping durante reunião com seu homólogo uruguaio hoje (22).

O presidente uruguaio propôs um acordo de livre comércio com a China pela primeira vez em 2021, conforme noticiado. O intuito era garantir aos seus exportadores oportunidades semelhantes às desfrutadas por Chile, Costa Rica, Equador e Peru, e para aumentar exportações uruguaias de matérias-primas, bens industriais e tecnologia.
Presidente chinês XiJinping: 2023 marca um ano especial na história das relações China-Uruguai
No entanto, Lacalle Pou enfrenta oposição de outros membros do bloco Mercosul que pretendem, em vez disso, estabelecer um acordo de livre comércio com a Europa ou negociar com Pequim dentro do bloco.
Nos primeiros dias de seu terceiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi ao Uruguai para restabelecer contatos com o país que foram distanciados durante o governo Bolsonaro, não só pela gestão em si, mas pela falta de importância que o governo anterior dava ao Mercosul.
Contudo, Lacalle Pou mostrou resistência à retomada de acordos entre países sul-americanos, como o renascimento da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). Sobre o Mercosul, o presidente disse em maio que "muitos sabem que nossa posição não é de satisfação com o que tem feito com o Mercosul", conforme noticiado.
O presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou (à esquerda), conversa com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, durante encontro em Montevidéu, em 25 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.01.2023
Panorama internacional
Analistas: visita de Lula ao Uruguai tenta remediar 'fratura' no Mercosul herdada de Bolsonaro
Em declarações não oficiais, o presidente indicou que Montevidéu estava mais interessado em acordos bilaterais do que os que passavam pelo bloco sul-americano.

A não prioridade uruguaia e a vitória de Javier Milei na Argentina podem colaborar com o enfraquecimento do Mercosul, uma vez que o futuro presidente argentino já manifestou ser contra a presença de Buenos Aires no bloco e em outros organismos como o BRICS. O Mercosul é composto por Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai.

O anúncio desta quarta-feira (22) eleva os laços do Uruguai com a China a um nível de igualdade com o Brasil e a Argentina, segundo uma análise feita pela agência Reuters.
A China foi o maior parceiro comercial do Uruguai, com US$ 7,44 bilhões (R$ 36,3 bilhões) em comércio bilateral em 2022, um aumento de 14,9% em relação ao ano anterior.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала