- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Provocadores da Ucrânia encorajaram distúrbios no aeroporto do Daguestão, diz chefe da região russa

© AP PhotoPessoas na multidão andam gritando slogans antissemitas em um aeródromo do aeroporto na cidade russa de Makhachkala, capital do Daguestão
Pessoas na multidão andam gritando slogans antissemitas em um aeródromo do aeroporto  na cidade russa de Makhachkala, capital do Daguestão - Sputnik Brasil, 1920, 30.10.2023
Nos siga no
Os distúrbios no aeroporto na cidade russa de Makhachkala, capital do Daguestão, foram coordenados por um canal no Telegram que é administrado por "traidores e apoiadores de Bandera" do território da Urânia, afirmou o chefe da república do Daguestão, Sergei Melikov.
Na noite de domingo (29), o aeroporto de Makhachkala foi temporariamente fechado depois que um grupo de manifestantes invadiu a pista de voo, informou a Agência Federal dos Transportes Aéreos da Rússia (Rosaviatsiya). Dezenas de pessoas invadiram a pista depois que um avião de passageiros, vindo de Tel Aviv, Israel, pousou no aeroporto.

"Hoje [30] recebemos uma informação absolutamente confirmada e aberta de que o canal Utro Dagestana [Manhã do Daguestão] é administrado e regulado a partir do território da Ucrânia por traidores e apoiadores de Bandera, por aqueles que odeiam coisas que são sagradas para nós e que fazem parte da nossa vida por muitos anos", disse Melikov a jornalistas.

Segundo Melikov, não é a primeira vez que o governo da região enfrenta tentativas de desestabilizar a situação na república do Daguestão e criar um protesto, com "uso de técnicas proibidas", como a fomentação de discórdia interétnica e problemas inter-religiosos.
Por sua vez, o Ministério do Interior da Rússia no distrito federal do norte do Cáucaso informou que o aeroporto de Makhachkala está completamente sob o controle da polícia.
Mais de 150 manifestantes ativos foram identificados, 60 dos quais foram detidos e levados à polícia para uma investigação mais aprofundada. Nove policiais foram feridos, dois dos quais foram hospitalizados depois dos distúrbios no domingo.
Assim, o ex-deputado da câmara baixa do parlamento russo, Ilia Ponomarev (pessoa física que realiza função de agente estrangeiro e listada como terrorista e extremista) disse anteriormente que a agitação no Daguestão foi coordenada "através do nosso canal no Telegram Utro Dagestana".
Ele fugiu da Rússia em 2014 depois de ser processado por peculato. Primeiramente, Ilia foi para os Estados Unidos e depois para a Ucrânia, onde recebeu uma autorização de residência temporária e depois a cidadania. Em 2022, o ex-deputado entrou na lista russa de procurados e foi declarado culpado por espalhar informações falsas sobre o Exército russo.
O Kremlin também classifica acontecimentos em Makhachkala como resultado de interferência externa. Os acontecimentos no aeroporto no Daguestão foram em grande parte resultado de interferência exterior, incluindo através da mídia, declarou nesta segunda-feira (30) o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала