- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Iraque condena ataque dos EUA que matou 8 membros da Resistência Islâmica: 'Violação da soberania'

© AFP 2023 / Lucas JacksonSargento dos EUA viaja em um veículo protegido contra emboscadas resistentes a minas enquanto o último comboio dos EUA se dirige à fronteira do Kuwait para deixar o Iraque (foto de arquivo)
Sargento dos EUA viaja em um veículo protegido contra emboscadas resistentes a minas enquanto o último comboio dos EUA se dirige à fronteira do Kuwait para deixar o Iraque (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 22.11.2023
Nos siga no
As Forças Armadas norte-americanas realizaram duas séries de ataques contra militantes apoiados pelo Irã, em uma primeira resposta militar publicamente divulgada pelos EUA a dezenas de ataques recentes contra tropas estadunidenses na região.
Na terça-feira (21), os Estados Unidos executaram militantes da Resistência Islâmica do Iraque em resposta a um ataque à base aérea de Ain al-Asad, localizada no oeste do país, conforme noticiado.
Nesta quarta-feira (22), o governo iraquiano condenou as investidas norte-americanas como "uma clara violação da soberania e uma tentativa de perturbar a situação estável de segurança interna", ao mesmo tempo que observou que os ataques de grupos armados às bases vão contra o interesse nacional do Iraque, segundo a agência Reuters.
Bagdá ainda observou que os ataques constituíram uma "violação do papel consultivo das forças internacionais no Iraque para combater os remanescentes do Daesh [organização terrorista proibida na Rússia e em diversos países]".
Militares dos EUA patrulham perto de prisão supostamente atacada por militantes do Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) em Al-Hasakah, Síria, 8 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 22.11.2023
Panorama internacional
Pentágono revela quantas vezes foram atacadas as forças dos EUA em meio às tensões no Oriente Médio
O movimento iraquiano Kataib Hezbollah disse que os últimos ataques norte-americanos mataram oito de seus membros em seu reduto de Jurf al-Sakhar, ao sul da capital iraquiana. Em um comunicado, o grupo ameaçou atacar um conjunto mais vasto de alvos se as investidas norte-americanas continuassem.
O Kataib Hezbollah faz parte das Forças de Mobilização Popular do Iraque (PMF, na sigla em inglês), uma ala de muitos grupos armados, principalmente muçulmanos xiitas, formada em 2014 para combater o Daesh e posteriormente reconhecida como uma agência de segurança oficial pelo governo iraquiano.
Até esta semana, os Estados Unidos tinham-se mostrado relutantes em retaliar no Iraque devido à delicada situação política em Bagdá, onde procuraram uma cooperação mais estreita, e em um esforço para evitar repercussões regionais da guerra da Faixa de Gaza.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала