- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Hezbollah iraquiano declara guerra aos EUA no Iraque em caso de envolvimento americano no conflito

© AFP 2023 / Khalid MohammedMilitares dos EUA na Camp Victory, base militar do país no Iraque (foto de arquivo)
Militares dos EUA na Camp Victory, base militar do país no Iraque (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 19.10.2023
Nos siga no
O movimento iraquiano Kataib Hezbollah anunciou na quarta-feira (19) o fim de um cessar-fogo de um ano com as forças dos EUA, lançando ataques suicidas em duas bases americanas, Ain al-Asad e Harir, nas regiões oeste e norte do país, relata mídia.
Esta é uma escalada significativa das hostilidades entre as milícias iraquianas e as forças dos EUA depois que os norte-americanos expressaram seu total apoio à guerra de Israel contra os palestinos na Faixa de Gaza.
Assim, o porta-voz do movimento iraquiano Kataib Hezbollah, Jafar al-Husseini, afirmou que os militares americanos são participantes-chave nas mortes dos habitantes de Gaza e, portanto, eles devem ser responsabilizados pelas consequências.

"As brigadas [do Hezbollah] praticamente começaram a sua resistência a partir de agora, atacando as bases americanas", declarou ele.

Ontem (19), drones tentaram atacar a base aérea iraquiana de Ain Al-Asad, onde o Exército dos Estados Unidos está estacionado.
Ain Al-Asad é uma base das Forças Armadas iraquianas na província de Anbar, no oeste do Iraque. Ela é considerada um dos maiores abrigos de equipamentos militares dos EUA.
Por sua vez, o Hezbollah iraquiano afirmou anteriormente (10) que vai disparar sobre bases americanas se os Estados Unidos intervirem na guerra palestino-israelense.
Fumaça sobe após bombardeio israelense perto da aldeia de Kfar Shouba, no sul do Líbano, depois de o Hezbollah disparar foguetes perto das Colinas de Golã, em 6 de agosto de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 18.10.2023
Após anunciar 'dia de fúria', Hezbollah e Israel têm conflitos na fronteira com o Líbano
Após nova escalada do conflito israelo-palestino, o número de vítimas na Faixa de Gaza atingiu 3.500 pessoas. Também subiu para 12.000 o número de feridos confirmados. Na Cisjordânia, o número atingiu 69 mortos e mais de 1.300 feridos. Os dados foram compartilhados pelo Ministério da Saúde da Palestina.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала