- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA mudam retórica nas vésperas da reunião Xi-Biden: 'China não quer realmente tomar Taiwan à força'

© AFP 2023 / Saul LoebO novo chefe do Estado-Maior Conjunto, General da Força Aérea Charles Brown, fala no Tributo de Despedida das Forças Armadas em homenagem ao presidente aposentado do Estado-Maior Conjunto, General do Exército Mark Milley, na Base Conjunta Myer-Henderson Hall em Arlington, Virgínia, em 29 de setembro de 2023
O novo chefe do Estado-Maior Conjunto, General da Força Aérea Charles Brown, fala no Tributo de Despedida das Forças Armadas em homenagem ao presidente aposentado do Estado-Maior Conjunto, General do Exército Mark Milley, na Base Conjunta Myer-Henderson Hall em Arlington, Virgínia, em 29 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 11.11.2023
Nos siga no
O chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, general Charles Brown Jr, expressou dúvidas de que a China queira invadir Taiwan, suavizando a retórica sobre o risco de guerra dias antes dos líderes norte-americano e chinês se encontrarem na Califórnia.
Ao discursar para repórteres em Tóquio, o general disse que "penso que [o presidente chinês] Xi Jinping não quer realmente tomar Taiwan à força. Ele tentará usar outras maneiras de fazer isso", afirmou segundo o jornal The Financial Times.
Apontando para a dificuldade do desembarque na praia como algo necessário para trazer tropas invasoras para Taiwan, ele disse que Washington e seus aliados precisam prestar atenção a outros esforços do líder chinês para aumentar a pressão sobre o país "seja militarmente, diplomaticamente, economicamente".
Xi Jinping (à esquerda) e Joe Biden (à direita), presidentes da China e dos EUA, respetivamente, apertam as mãos enquanto se reúnem à margem da Cúpula do G20 em Nusa Dua, Bali, Indonésia, 14 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 11.11.2023
Panorama internacional
Biden realizará 'conversas duras' com Xi durante cúpula APEC nos EUA, segundo mídia
Embora as autoridades do setor da economia e de política externa tenham tido alguns diálogos, a comunicação entre líderes militares de ambos os países permaneceu suspensa desde que Pequim a cortou em resposta à visita da então presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, a Taiwan, em agosto do ano passado.

"Acho que há uma oportunidade e [...] quando o presidente se reunir com Xi na próxima semana, teremos uma indicação de que há algum interesse [em restabelecer canais de comunicações militares]. Percebo que houve outros níveis de comunicação através da diplomacia ou através do Comércio e do Tesouro, mas este é o que não tivemos [o militar]", continuou o general.

Charles Brown Jr. acrescentou que quando começou como chefe do Estado-Maior Conjunto, no início do mês passado, escreveu uma carta ao seu homólogo, general Liu Zhenli, apresentando-se e dizendo que estava "disposto a abrir uma linha de comunicação".
As observações de Brown contrastam com as advertências de outros responsáveis ​​militares e de segurança nos últimos dois anos e meio sobre um potencial conflito por causa de Taiwan.
Tanto as autoridades militares chinesas como ocidentais têm intensificado os alertas sobre o risco de um acidente aéreo ou marítimo, à medida que as forças chinesas e norte-americanas se desafiam na região.
O destróier de mísseis guiados da classe Arleigh Burke da Marinha dos EUA, USS Sampson (DDG 102), realizou um trânsito de rotina no Estreito de Taiwan na terça-feira, 26 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 20.10.2022
Panorama internacional
Chefe da Marinha dos EUA prevê que China pode invadir Taiwan em menos de 2 anos, diz mídia
O Pentágono acusou no mês passado o Exército Popular de Libertação da China (ELP) de realizar centenas de intercepções "coercitivas e arriscadas" de voos militares dos EUA e dos seus aliados durante os últimos dois anos.
A China já declarou diversas vezes que enxerga Taiwan como fazendo parte de seu território de Uma Só China, e pediu aos países que respeitem a sua soberania em assuntos domésticos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала