- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Explodiremos a fabricante de chips TSMC' se os chineses invadirem Taiwan, diz congressista dos EUA

© AFP 2023 / Sam YehGuardas de honra taiwaneses participam de cerimônia militar de boas-vindas a Aleiandro Falla, presidente da Guatemala (fora da foto), em frente ao gabinete presidencial em Taipé, Taiwan, 25 de abril de 2023
Guardas de honra taiwaneses participam de cerimônia militar de boas-vindas a Aleiandro Falla, presidente da Guatemala (fora da foto), em frente ao gabinete presidencial em Taipé, Taiwan, 25 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 07.05.2023
Nos siga no
Os EUA não devem permitir que a China tome posse de Taiwan e têm de tomar medidas drásticas se tal acontecer, sugeriu um legislador norte-americano.
Seth Moulton, membro da Câmara dos Representantes dos EUA, sugeriu explodir a sede da taiwanesa TSMC, considerada a maior fabricante de semicondutores do mundo, se Pequim "invadir" a ilha.
Os comentários foram feitos pelo congressista que, junto com outras figuras políticas dos EUA, participava do evento "Os Estados Unidos e a China: Navegando na Competição Estratégica".
"Precisamos deixar claro para os chineses que, se invadirem Taiwan, explodiremos a fabricante de chips TSMC", propôs ele na Conferência Global 2023, realizada em Beverly Hills, Califórnia, EUA.
"É claro que os taiwaneses realmente não gostam dessa ideia", acrescentou.
Warren Buffett, presidente e CEO da Berkshire Hathaway, fala durante um jogo de bridge após a reunião anual de acionistas da Berkshire Hathaway em Omaha - Sputnik Brasil, 1920, 06.05.2023
Panorama internacional
Bilionário Warren Buffet diz preferir investir no Japão do que em Taiwan ante tensões EUA-China
Em resposta, Michèle Flournoy, ex-vice-secretária de Defesa dos EUA (2009-2012), protestou.
"Não, não, não, não. Isso trará prejuízos de US$ 2 trilhões [R$ 9,91 trilhões] para a economia global", alertou ela, rindo.
"Essa é uma ideia terrível", resumiu.
Moulton especificou que não está promovendo essa ideia, mas falando sobre opções estratégicas que impediriam Pequim de entrar na ilha, "porque se a China ficar com a TSMC [...] certamente veremos consequências econômicas, não a nível global, mas para os EUA", explicou ele.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала