- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mais soldados dos EUA sofrem lesões cerebrais com ataques de milícias a bases no Iraque e na Síria

© AP Photo / Exército dos EUA / Spc. Zoe GarbarinoFoto divulgada pelo Exército dos EUA mostra soldados norte-americanos reunidos para um breve resumo durante treino combinado de patrulha conjunta em Manbij, Síria, 7 de novembro de 2018
Foto divulgada pelo Exército dos EUA mostra soldados norte-americanos reunidos para um breve resumo durante treino combinado de patrulha conjunta em Manbij, Síria, 7 de novembro de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 07.11.2023
Nos siga no
Os militantes intensificaram os ataques às forças dos EUA no Iraque e na Síria no mês passado, após a sangrenta escalada da crise israelo-palestina de 7 de outubro devido ao apoio total de Washington a Tel Aviv.
Pelo menos 45 soldados dos EUA que operam no Iraque e na Síria sofreram ferimentos, incluindo lesões cerebrais traumáticas, no meio de ataques crescentes a bases norte-americanas nos dois países, revelaram funcionários do Pentágono.
Os números atualizados são mais do dobro do número anteriormente relatado de feridos entre as tropas dos EUA, divulgado pelo Departamento de Defesa no final de outubro.
O Pentágono não entrou em detalhes sobre a natureza dos números atualizados, exceto para dizer que cerca de metade foram lesões cerebrais, sendo o restante constituído por "lesões leves" não especificadas. Ao menos 32 dos feridos teriam sido vítimas na guarnição ilegal dos EUA em Al-Tanf, no sul da Síria, perto da fronteira entre o Iraque e a Jordânia, com outros 13 ocorrendo na base aérea de Ain Al-Asad, no oeste do Iraque — onde um empreiteiro dos EUA também foi morto depois de sofrer um ataque cardíaco enquanto se refugiava no local — e um na base em Erbil, no norte do Iraque.

Os ferimentos em Ain Al-Asad teriam ocorrido depois que destroços de um drone abatido caíram sobre um hangar onde as tropas estavam se protegendo. No ataque a Arbil, um drone atingiu o telhado de um edifício que continha tropas norte-americanas, mas não explodiu.

As milícias também atacaram uma série de outras instalações onde estão presentes tropas norte-americanas, incluindo algumas das cerca de uma dúzia de bases ilegais dos EUA no nordeste da Síria, como os campos de petróleo e gás de Al-Omar e Conoco. Fontes disseram à mídia libanesa nesta terça-feira (7) que vários drones atingiram alvos dentro de uma base dos EUA perto da vila de Al-Khadra, na província síria de Al-Hasakah, nesta manhã. Separadamente, as milícias lançaram um ataque com drones contra as tropas dos EUA perto do aeroporto de Arbil.
A Resistência Islâmica no Iraque, um grupo guarda-chuva de milícias iraquianas formado em 2014 para esmagar o Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países), assumiu a responsabilidade pela maior parte dos ataques do mês passado às forças dos EUA. Na segunda-feira (6), o grupo anunciou que tinha começado a colocação em campo e lançamento do Aqsa 1, um novo míssil balístico que tem uma semelhança superficial com o míssil iraniano Fath-360 — que tem alcance de até 120 km e uma ogiva de 150 kg. Sabe-se que o Irã forneceu às milícias iraquianas aconselhamento, treino e apoio técnico significativos durante a campanha contra o Daesh, mas rejeitou a caracterização feita por Washington das milícias iraquianas como seus "representantes".
Autoridades de defesa disseram à mídia dos EUA na segunda-feira que bases no Iraque e na Síria contendo pessoal dos EUA foram alvo de ataques pelo menos dez vezes desde a última quinta-feira (2), e 38 vezes desde 17 de outubro, quando a escalada começou. Em 26 de outubro, depois de os EUA lançarem "ataques de autodefesa" na Síria, 19 dos ataques ocorreram.
Os legisladores dos EUA enviaram ao chefe do Pentágono, Lloyd Austin, uma carta na segunda-feira, apelando ao Departamento de Defesa dos EUA para "trabalhar proativamente para reduzir o risco para os militares, tanto para proteger os nossos homens e mulheres uniformizados como para preservar a capacidade e a prontidão das bases operacionais avançadas". A carta não fazia qualquer menção a uma resolução apresentada na Câmara dos Representantes pelo congressista Matt Gaetz no início deste ano, apelando à retirada de todas as forças dos EUA da Síria para as afastar permanentemente de perigo.
Militar americano em base norte-americana na Síria - Sputnik Brasil, 1920, 01.11.2023
Panorama internacional
Bases americanas na Síria sofrem novos ataques, mas militares conseguem abater drones, diz mídia
O aumento dos ataques contra as forças dos EUA na região surge na sequência da publicação de um relatório bombástico nos meios de comunicação dos EUA no fim de semana, citando pesquisas médicas que apontam para ligações entre problemas de saúde mental, incluindo danos cerebrais sofridos por veteranos das guerras dos EUA no Oriente Médio, que tenham engajado no disparo de canhões pesados, morteiros e foguetes de ombro.
As milícias no Iraque e na Síria começaram a intensificar dramaticamente os ataques às forças dos EUA em 2020, depois de Washington ter assassinado o comandante do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica do Irã (IRGC), Qassem Soleimani, em Bagdá, enquanto ele estava em uma missão de paz destinada a normalizar as relações do Irã com a Arábia Saudita. O assassinato levou o Irã a lançar mísseis balísticos sobre bases dos EUA no Iraque. Esses ataques deixaram mais de 100 soldados dos EUA com lesões cerebrais traumáticas.
Os EUA ignoraram as exigências de Damasco para acabar com a ocupação de Al-Tanf e do leste da Síria, e desprezaram o pedido do parlamento iraquiano para que todas as forças norte-americanas no país fossem removidas. Em vez disso, as forças dos EUA se envolveram na pilhagem sistemática dos recursos energéticos e alimentares da Síria e renomearam as suas operações no Iraque de uma "missão de combate" para um estatuto de "aconselhamento e assistência".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала