- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Coreia do Sul lançará seu 1º satélite espião militar no final do mês para monitorar vizinho do Norte

© Sputnik / Ramil Sitdikov Bandeira da República da Coreia, Seul, 25 de fevereiro de 2017
Bandeira da República da Coreia, Seul, 25 de fevereiro de 2017 - Sputnik Brasil, 1920, 07.11.2023
Nos siga no
A Coreia do Sul disse na segunda-feira (6) que planeja lançar o seu primeiro satélite espião doméstico no final deste mês para monitorar a Coreia do Norte e a expansão de seu arsenal de armas nucleares.
De acordo com a AP, o plano de Seul de colocar em órbita o primeiro satélite espião construído internamente foi revelado dias depois de a Coreia do Norte não ter realizado sua terceira tentativa de lançar o seu próprio satélite de reconhecimento em outubro, provavelmente devido a problemas técnicos.
O porta-voz do Ministério da Defesa da Coreia do Sul, Jeon Ha-gyu, disse a repórteres na segunda-feira que o primeiro satélite espião militar do país será lançado da Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia, em 30 de novembro, transportado pelo foguete Falcon 9 da SpaceX.
Ao todo, a Coreia do Sul planeja lançar cinco satélites espiões até 2025 sob contrato com a SpaceX, de acordo com a Administração do Programa de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul. A iniciativa garante certa independência de inteligência de Seul, uma vez que atualmente o país conta apenas com os satélites norte-americanos para monitorar sua vizinha.
Segundo o pesquisador honorário de Ciência do Instituto de Política Tecnológica da Coreia do Sul, Lee Choon-geun, os satélites espiões dos EUA produzem imagens de resolução muito mais alta, mas são operados sob objetivos estratégicos dos EUA, não da Coreia do Sul.
Ainda no ano passado, a Coreia do Sul utilizou um foguete doméstico para colocar em órbita o que chamou de "satélite de observação de desempenho", tornando-se a décima nação do mundo a lançar com sucesso um satélite com tecnologia própria.
Satélite dos EUA sobrevoando a Terra (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 10.10.2023
Panorama internacional
Coreia do Norte: implantação da Força Espacial dos EUA no Pacífico visa preparar ataque preventivo
Apesar de observadores internacionais terem dito que Seul se provou capaz de promover um lançamento de satélite, Lee ressaltou que é muito mais econômico usar um foguete SpaceX para lançar o satélite espião da base de Vandenberg.
A agência de espionagem da Coreia do Sul disse aos legisladores na semana passada (1º) que a Coreia do Norte provavelmente deve receber assistência tecnológica russa para o seu programa de lançamento de satélites espiões que se encontra em fase final para o terceiro lançamento, alegadamente bem-sucedido, segundo a agência.
A Coreia do Sul, os EUA e outros governos estrangeiros acreditam que a Coreia do Norte está à procura de tecnologias de armas sofisticadas da Rússia para modernizar os seus programas de armas em troca do fornecimento de munições, foguetes e outros equipamentos militares para abastecer Moscou e sua operação militar especial na Ucrânia. Tanto a Rússia como a Coreia do Norte rejeitam suposição, afirmando que tal acordo de transferência de armas não tem qualquer fundamento.
Após o primeiro lançamento fracassado da Coreia do Norte em maio, a Coreia do Sul recuperou destroços do satélite e concluiu que era muito rudimentar para realizar reconhecimento militar. Lee disse que o satélite norte-coreano seria capaz apenas de identificar grandes alvos, como navios de guerra, para que pudesse ser militarmente útil para a Coreia do Norte.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала