- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Quais serão as perspectivas para cooperação espacial após encontro entre Putin e Kim?

© Sputnik / Vladimir SmirnovO presidente russo, Vladimir Putin e o líder norte-coreano Kim Jong-un manterem conversações bilaterais na cidade de Vostochny na manhã desta quarta-feira (13)
O presidente russo, Vladimir Putin e o líder norte-coreano Kim Jong-un manterem conversações bilaterais na cidade de Vostochny na manhã desta quarta-feira (13) - Sputnik Brasil, 1920, 13.09.2023
Nos siga no
O presidente russo, Vladimir Putin, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, mantiveram conversações bilaterais na cidade de Vostochny, na Rússia, na manhã desta quarta-feira (13).
Na verdade, o principal significado da reunião é uma demonstração visível de apoio, afirmou Konstantin Asmolov, pesquisador-chefe do Centro de Estudos Coreanos do Instituto da China e Ásia Moderna da Academia de Ciências da Rússia, sobre esse encontro dos líderes.
De acordo com ele, provavelmente, a discussão teve como tema a mudança da situação geopolítica na região, "porque a turbulência global como um todo leva à separação de um anterior espaço único em blocos".
E o bloco Washington-Tóquio-Seul aprofundou-se muito mais institucionalmente se olharmos atentamente para os documentos da cúpula em Camp David dos líderes dos EUA, Japão e Coreia do Sul.
Além disso, o especialista lembrou a histeria louca que acompanhou a visita do líder norte-coreano: é justamente para desviar a atenção, obscurecer a formação do triângulo sul e justificá-la com conversas hipotéticas sobre a cooperação militar entre Moscou e Pyongyang.

"Os EUA não temem uma aproximação entre a Rússia e a RPDC. Os EUA fingem estar terrivelmente receosos e que essa aproximação está trazendo o apocalipse, o Armagedom, para justificar a formação de uma OTAN asiática", disse Asmolov.

Por sua vez, outro especialista, Natan Eismont, pesquisador-chefe do Instituto de Pesquisa Espacial da Academia de Ciências da Rússia, aponta para as novas perspectivas da Coreia do Norte no desenvolvimento de foguetes através da cooperação com a Rússia.
Ele especificou que, na verdade, os próprios norte-coreanos têm foguetes muito bem desenvolvidos, embora com aplicações militares (mísseis balísticos), mas que podem ser desenvolvidos com ajuda da Rússia para um nível que permite o lançamento de espaçonaves.
Falando sobre que tipo de experiência no desenvolvimento de satélites pode a Rússia proporcionar à Coreia do Norte e que tipo de projetos de desenvolvimento espacial russos interessam à RPDC, ele acredita que estas são principalmente naves espaciais projetadas para explorar a Terra a partir do espaço.
Embora ele também note que há um certo atraso, pelo menos no número de tais dispositivos, isso é urgente para recuperar o atraso.

"Ou seja, esta situação não pode continuar por muito tempo sem algumas consequências desagradáveis. E quanto mais participantes treinados houver para desenvolver esses grupos, tanto mais se beneficiarão aqueles que estiverem envolvidos nesse tipo de desenvolvimento tecnológico. E o espaço para a cooperação, ouso dizer, não é limitado", disse ele.

Além disso, apontando para as perspectivas de cooperação entre a Coreia do Norte e a Rússia no espaço, Eismont sublinha que isso terá um impacto positivo na indústria espacial em ambos os países.

"Acho que vamos desenvolver as ideias que já estão prontas e desenvolver novas. Até agora, vimos uma política razoavelmente confiante e boas relações com a Coreia do Norte. O desejo da RPDC de participar no desenvolvimento espacial também é encorajador."

Não só seremos capazes de melhorar o nosso trabalho agora, mas também seremos capazes de aproveitar a experiência e as capacidades dos norte-coreanos, que também se dedicaram a esse tipo de tecnologias, enfatizou o especialista.
O presidente russo, Vladimir Putin, e o líder norte-coreano Kim Jong-un, durante encontro nas instalações do Cosmódromo de Vostochny, na Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 13.09.2023
Panorama internacional
Coreia do Norte apoia e sempre vai estar com a Rússia na luta contra o imperialismo, diz Kim Jong-un
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала