- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Memorando vazado dos EUA revela preocupações de diplomatas com a política de Biden sobre Israel

© AFP 2023 / Said KhatibEnormes nuvens de fumaça sobem no horizonte sobre a cidade de Khan Yunis, vista da cidade de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, em 4 de novembro de 2023
Enormes nuvens de fumaça sobem no horizonte sobre a cidade de Khan Yunis, vista da cidade de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, em 4 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 06.11.2023
Nos siga no
Funcionários do Departamento de Estado, em um memorando vazado, teriam criticado a abordagem do governo Biden ao conflito Israel-Hamas, pedindo uma condenação mais pública das ações israelenses.
De acordo com o Politico, nesta segunda-feira (6), um memorando dos EUA vazado detalhou dois pedidos de funcionários do Departamento de Estado norte-americano: endossar um cessar-fogo e adotar uma abordagem mais equilibrada nas comunicações públicas e privadas sobre Israel, incluindo a discussão aberta das preocupações sobre as táticas militares israelenses e o tratamento dado aos palestinos.
De autoria de dois funcionários de nível médio com experiência em Oriente Médio, o memorando também reconhece o legítimo direito e obrigação de Israel de buscar justiça contra o grupo palestino Hamas durante o ataque-surpresa de 7 de outubro, ao mesmo tempo em que considera o subsequente elevado número de vítimas palestinas — principalmente civis, muitos deles crianças — inaceitável.
"Devemos criticar publicamente as violações das normas internacionais por parte de Israel, tais como a incapacidade de limitar as operações ofensivas a alvos militares legítimos", afirma o conteúdo do documento.
"Quando Israel apoia a violência dos colonos e a tomada ilegal de terras ou emprega o uso excessivo da força contra os palestinos, devemos comunicar publicamente que isso vai contra os nossos valores norte-americanos, para que Israel não aja impunemente."
O memorando, que foi marcado como "sensível, mas não classificado", destacou ainda que as falhas nas mensagens dos EUA "contribuem para a percepção pública regional de que os Estados Unidos são um ator tendencioso e desonesto, que na melhor das hipóteses não avança e na pior das hipóteses prejudica interesses dos EUA em todo o mundo."
O Departamento de Estado não fez comentários ao meio de comunicação à luz do documento vazado.
Casa Branca, em Washington, D.C., nos EUA - Sputnik Brasil, 1920, 06.11.2023
Panorama internacional
Casa Branca: futuro de Gaza após guerra está 'indefinido' e sob discussão ativa entre EUA e Israel

Em 7 de outubro, o Hamas lançou um ataque-surpresa com foguetes em grande escala contra Israel a partir da Faixa de Gaza e rompeu a fronteira, matando e raptando pessoas nas comunidades israelenses vizinhas.

Israel lançou ataques retaliatórios e ordenou o bloqueio total da Faixa de Gaza, onde vivem mais de 2 milhões de pessoas, cortando o fornecimento de água, alimentos e combustível. O bloqueio foi posteriormente aliviado, para permitir a entrada de caminhões com ajuda humanitária. A escalada do conflito resultou em milhares de pessoas mortas e feridas em ambos os lados.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала