Feito histórico: Israel é o 1º país a derrubar míssil no espaço, diz mídia

© AFP 2023 / Forças de Defesa de IsraelMíssil Arrow israelense é disparado de uma base secreta da Força Aérea israelense ao sul de Tel Aviv, Israel, 16 de dezembro de 2003
Míssil Arrow israelense é disparado de uma base secreta da Força Aérea israelense ao sul de Tel Aviv, Israel, 16 de dezembro de 2003 - Sputnik Brasil, 1920, 05.11.2023
Nos siga no
O sistema de defesa antimíssil Arrow eliminou, fora da atmosfera da Terra, mísseis disparados por rebeldes houthis do Iêmen, apoiados pelo Irã.
De acordo com o The Telegraph, Israel utilizou esta semana o seu sistema de defesa antimíssil Arrow para abater um míssil balístico fora da atmosfera da Terra, o primeiro "combate espacial" de que se tem notícia.
O míssil balístico foi lançado do Iêmen pelos houthis e voou quase 1.600 quilômetros sobre a península Arábica a caminho de seu alvo, a cidade portuária israelense de Eilat.
Embora as Forças de Defesa de Israel (FDI) tenham divulgado poucos detalhes sobre a interceptação, a Força Aérea é conhecida por operar várias baterias do sistema Arrow 2, que usa um interceptador hipersônico para eliminar mísseis que chegam ao espaço.
Em um comunicado, as FDI disseram que os sistemas da Força Aérea rastrearam a trajetória do míssil e o interceptaram "no momento e local operacional mais apropriado".
Imagens de Eilat mostraram um rastro de fumaça do interceptador Arrow, acompanhadas de relatos dos moradores da região sobre uma grande explosão.
Os houthis do Iêmen também divulgaram imagens do suposto míssil Qader — uma versão melhorada do Shahab 3, projetado pelo Irã e carregado com uma ogiva altamente explosiva — lançado como parte de uma barragem de drones e outras armas de longo alcance destinadas a povoados e cidades israelenses.
Teste bem-sucedido com o interceptor Arrow-3 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 29.09.2023
Panorama internacional
'Por medo da Rússia?': Alemanha decide comprar sistema antimíssil israelense Arrow-3, diz jornal
O míssil lançado pelos houthis é precisamente a ameaça que o sistema Arrow de Israel, implantado pela primeira vez há cerca de 25 anos, foi concebido para combater.
O projeto conjunto Arrow entre EUA e Israel surgiu da necessidade de dar a Tel Aviv uma forma de se defender depois de cidades israelenses terem sido atingidas por mísseis Scud iraquianos durante a primeira Guerra do Golfo (1990-1991).
Ainda segundo a mídia, enquanto outros sistemas de defesa antimísseis foram originalmente concebidos para abater aeronaves e tiveram que ser adaptados para abater mísseis balísticos de longo alcance em altitudes e velocidades muito mais elevadas, o Arrow foi o primeiro a ser projetado especificamente para esse fim.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала