- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Aliança militar entre EUA, Japão e Coreia do Sul pode desencadear 3ª Guerra Mundial, diz mídia

© AFP 2023 / Jim WatsonO presidente dos EUA, Joe Biden (C), o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida (D), e o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, partem após uma conferência de imprensa durante a Cúpula Trilateral de Camp David em Camp David, Maryland, 18 de agosto de 2023
O presidente dos EUA, Joe Biden (C), o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida (D), e o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, partem após uma conferência de imprensa durante a Cúpula Trilateral de Camp David em Camp David, Maryland, 18 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 05.11.2023
Nos siga no
A Coreia do Norte denunciou a aliança entre os EUA, o Japão e a Coreia do Sul como um "tumor cancerígeno" que coloca em risco a ordem internacional baseada na ONU, tendo o vice-ministro das Relações Exteriores norte-coreano, Im Chon-il, alertado que os blocos apoiados pelos EUA já não escondem sua "natureza agressiva e chauvinista".
A formalização de uma aliança militar trilateral entre Washington, Tóquio e Seul vai servir para agravar perigosamente as tensões na península coreana, aproximando a perspectiva de uma guerra nuclear e da Terceira Guerra Mundial, alertou a publicação Rodong Sinmun da Coreia do Norte.
A península coreana já é um dos maiores pontos de tensão do planeta. Ao norte e ao sul da fronteira que divide a Coreia, "as potências nucleares do Oriente e do Ocidente estão envolvidas em um confronto militar feroz", cujas faíscas podem desencadear a eclosão de uma guerra nuclear, alertou o jornal oficial do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia.
De acordo com a publicação, se uma maior aproximação militar entre os Estados Unidos, o Japão e a Coreia do Sul tomasse a forma de uma aliança formal operando "em plena capacidade", a tensão militar na região aumentaria ao máximo.
"Quem pode garantir que as ações dos Estados Unidos e dos seus capangas, estimulando loucamente os cavalos que conduzem a sua aliança militar trilateral, não resultarão no início de uma guerra nuclear, que então evoluiria para uma Terceira Guerra Mundial?", questionou o autor do artigo.
A "conspiração militar" idealizada por Washington, Tóquio e Seul, que atingiu uma fase extremamente perigosa, está repleta de uma tempestade de confrontos e guerras, ameaçando a península coreana e todo o Nordeste Asiático, destacou o jornal.
Bombardeiro norte-americano B-52 Stratofortress (abaixo) com caças sul-coreanos F-15K e caças norte-americanos F-16 (acima) sobrevoando a Coreia do Sul em proximidades da Coreia do Norte - Sputnik Brasil, 1920, 22.10.2023
Panorama internacional
Coreia do Sul, EUA e Japão efetuam primeiros exercícios conjuntos perto da península Coreana (FOTOS)

"Este comportamento criminalmente ultrajante, que mina a paz e a estabilidade em todo o mundo, apenas vai encurralar os seus iniciadores, de onde será ainda mais difícil para eles manobrarem", diz o texto.

Este último aviso por parte da República Popular Democrática da Coreia (RPDC) é um entre muitos, motivado pelas manobras e ataques de Washington na península coreana.
O vice-ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Im Chon-il, criticou a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e a aliança asiática entre os EUA, Japão e Coreia do Sul como um "tumor cancerígeno" que coloca em risco a ordem internacional baseada na ONU. Os blocos apoiados por Israel estavam se tornando "mais perigosos", já não se preocupando em esconder a sua verdadeira "natureza agressiva e chauvinista".
O vice-ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte enfatizou em um comunicado que a política externa norte-americana refletia uma "forma de pensar orientada para a hegemonia, baseada na lógica de confronto ao estilo da Guerra Fria".
A possibilidade de uma guerra nuclear na Península Coreana "não é mais uma questão de saber se ocorrerá, mas sim de quem a iniciará e quando", disse o ministro da Defesa norte-coreano, Kang Sun Nam, no início do ano.
"A mania da guerra nuclear dos Estados Unidos e dos seus fantoches na República da Coreia [Coreia do Sul] está transformando a península coreana e o Nordeste Asiático em um novo foco de guerra nuclear", disse o ministro durante a 11ª Conferência de Moscou sobre Segurança Internacional.
O presidente Joe Biden e o presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr. caminham na Colunata Oeste até o Salão Oval após uma cerimônia de boas-vindas na Casa Branca em Washington, 1º de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 05.09.2023
Panorama internacional
Uma aliança anti-China: como Washington tem seduzido os países da Ásia no intuito de deter Pequim?
Depois que o líder norte-coreano Kim Jong-un visitou a Rússia pela primeira vez desde 2019 no mês passado e manteve conversações com o presidente russo, Vladimir Putin, no Cosmódromo de Vostochny, no Extremo Oriente da Rússia, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, visitou a RPDC para conversações de alto nível em outubro. Em uma recepção em homenagem a Lavrov, a ministra das Relações Exteriores, Choe Son-hui, também opinou sobre os perigos da aliança trilateral.

"Vemos que a Coreia do Sul e o Japão estão se alinhando com os Estados Unidos. Embora sempre tenham sido Estados clientes, agora, estão se unindo em uma aliança militar muito, muito clara."

Na verdade, sob o presidente dos EUA, Joe Biden, a RPDC foi instada a intensificar os seus testes de mísseis em resposta a uma série de exercícios militares conjuntos dos EUA, da Coreia do Sul e do Japão perto das fronteiras do país. Os três países realizaram uma cúpula organizada pelo presidente Biden em Camp David, em agosto. Estiveram presentes Joe Biden, o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, e o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida. Os três líderes saudaram uma "nova era de cooperação" entre os seus países e o fortalecimento de uma aliança trilateral contra a Coreia do Norte, incluindo o aprofundamento da cooperação em defesa e a partilha de tecnologia.
Em resposta, os meios de comunicação social da RPDC alertaram que a Coreia do Norte se reservaria o direito de atacar quaisquer forças nucleares estratégicas dos EUA estacionadas na Coreia do Sul e caracterizou os recentes exercícios como uma "manobra provocativa intencional para a guerra nuclear" por parte de Washington.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала