- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Coreia do Norte se diz no direito de atacar preventivamente forças dos EUA na Coreia do Sul

© Sputnik / Serviço de imprensa do Ministério da Defesa da RússiaO líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, percorreu neste sábado (16) o interior da fragata Marshal Shaposhnikov da Frota russa do Pacífico, que está ancorada no porto da cidade de Vladivostok, acompanhado pelo ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu.
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, percorreu neste sábado (16) o interior da fragata Marshal Shaposhnikov da Frota russa do Pacífico,  que está ancorada no porto da cidade de Vladivostok, acompanhado pelo ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu. - Sputnik Brasil, 1920, 20.10.2023
Nos siga no
A Coreia do Norte reserva-se o direito de lançar um ataque preventivo às forças estratégicas dos Estados Unidos que estão sendo transferidas para a Coreia do Sul, informou na sexta-feira (20) a agência de notícias estatal norte-coreana KCNA.
A mídia noticiou no início desta semana que um bombardeiro B-52 com capacidade nuclear dos EUA pousou em uma base aérea na Coreia do Sul na terça-feira (17) pela primeira vez desde que começou a treinar com a força aérea coreana em dezembro passado.
Após o pouso, a mídia sul-coreana informou, citando fontes familiarizadas com o assunto, que Seul, Washington e Tóquio realizarão seu primeiro exercício aéreo conjunto perto da península coreana em 22 de outubro, que também incluirá "um voo de formação com o B-52 escoltando caças dos três países".
Quaisquer meios estratégicos dos EUA implantados na Coreia do Sul se tornará "o primeiro alvo a ser destruído", afirmou a reportagem, acrescentando que Washington "está bem ciente de que a península coreana está tecnicamente em guerra".

"Já se foi o tempo em que o direito ao ataque preventivo era um 'monopólio' dos EUA", informou a mídia estatal.

Pyongyang também acredita que os exercícios conjuntos planejados para 22 de outubro são "os movimentos intencionais de provocação da guerra nuclear dos EUA".
Na semana passada, o porta-aviões norte-americano de propulsão nuclear USS Ronald Reagan e o seu grupo de batalha chegaram ao maior porto marítimo sul-coreano de Busan, provocando críticas da Coreia do Norte, que descreveu a escala como uma provocação militar.
O Norte argumenta que o acúmulo de recursos nucleares na península está desestabilizando a região.
Nesta foto divulgada pelo Comando Indo-Pacífico dos EUA, o grupo de ataque de porta-aviões do Reino Unido liderado pelo HMS Queen Elizabeth (R 08) e as Forças de Autodefesa Marítima do Japão lideradas pelo destróier de helicópteros da classe Hyuga (JMSDF) JS Ise (DDH 182 ) juntaram-se aos grupos de ataque de porta-aviões da Marinha dos EUA liderados pelos navios-chefe USS Ronald Reagan (CVN 76) e USS Carl Vinson (CVN 70) para conduzir várias operações de grupo de ataque de porta-aviões no mar das Filipinas, em 3 de outubro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 26.08.2023
Panorama internacional
Acadêmico: exercícios no Pacífico dos EUA e aliados buscam reafirmar 'dias de glória da Guerra Fria'
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала