- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Acadêmico: exercícios no Pacífico dos EUA e aliados buscam reafirmar 'dias de glória da Guerra Fria'

© AP Photo / Jason TarletonNesta foto divulgada pelo Comando Indo-Pacífico dos EUA, o grupo de ataque de porta-aviões do Reino Unido liderado pelo HMS Queen Elizabeth (R 08) e as Forças de Autodefesa Marítima do Japão lideradas pelo destróier de helicópteros da classe Hyuga (JMSDF) JS Ise (DDH 182 ) juntaram-se aos grupos de ataque de porta-aviões da Marinha dos EUA liderados pelos navios-chefe USS Ronald Reagan (CVN 76) e USS Carl Vinson (CVN 70) para conduzir várias operações de grupo de ataque de porta-aviões no mar das Filipinas, em 3 de outubro de 2021
Nesta foto divulgada pelo Comando Indo-Pacífico dos EUA, o grupo de ataque de porta-aviões do Reino Unido liderado pelo HMS Queen Elizabeth (R 08) e as Forças de Autodefesa Marítima do Japão lideradas pelo destróier de helicópteros da classe Hyuga (JMSDF) JS Ise (DDH 182 ) juntaram-se aos grupos de ataque de porta-aviões da Marinha dos EUA liderados pelos navios-chefe USS Ronald Reagan (CVN 76) e USS Carl Vinson (CVN 70) para conduzir várias operações de grupo de ataque de porta-aviões no mar das Filipinas, em 3 de outubro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 26.08.2023
Nos siga no
A postura dos EUA na região do Indo-Pacífico é baseada em tentativas de restaurar uma lógica do final do século XX que é extremamente perigosa na conjuntura atual, disse um cientista político à Sputnik. Os potenciais aliados dos EUA na região devem ser cautelosos em se juntar a esse projeto.
Os EUA e vários de seus aliados no Pacífico Ocidental têm realizado nos últimos dias uma série de grandes exercícios militares.
Estados Unidos, Japão, Austrália e Filipinas acumularam uma ampla frota de navios de assalto no mar do Sul da China para exercícios esta semana, incluindo o destróier portador de aeronaves JS Izumo (DDH-183) do Japão, o navio de assalto anfíbio australiano HMAS Canberra e a plataforma de desembarque das Filipinas BRP Davao del Sur. Ausente do grupo estava o porta-aviões USS Ronald Reagan, que retornou ao porto no Japão depois de realizar exercícios separados com muitos dos navios reunidos para esses exercícios.
Enquanto isso, a Coreia do Sul começou em 21 de agosto seus maiores exercícios de defesa no país em seis anos no âmbito dos exercícios anuais Ulchi Freedom Shield com os EUA, e as tropas americanas e australianas treinaram nos exercícios Malabar ao largo da costa leste da Austrália.
Joe Siracusa, cientista político e reitor de Futuros Globais da Universidade Curtin, Austrália, disse à Sputnik que esse tipo de manobras foi trazido dos "dias de glória da Guerra Fria", mas claramente não é aplicável no mundo moderno há décadas.

"Esses tipos de exercícios são importantes e reforçam a ideia de que os EUA estão tentando criar um escudo semelhante ao da OTAN naquela parte do mundo como um dissuasor para os chineses. Agora, a dissuasão é um objetivo. Como você chega lá é chamado de 'contenção'. E assim, esses exercícios militares – que são os exercícios australiano-japoneses, exercícios norte-americanos-sul-coreanos – todos devem se combinar para produzir uma espécie de abordagem monolítica para lidar com a China", explicou ele.

O especialista observou que tem estudado este assunto por mais de 50 anos e que, segundo ele, essa dissuasão e como ela se desenvolveu durante a Guerra Fria nunca pareceu funcionar perfeitamente após a Guerra Fria.
"Quero dizer que a dissuasão nunca impediu os norte-coreanos de fazer o que estavam fazendo. Nunca impediu os norte-vietnamitas de fazer o que estavam fazendo. Na verdade, isso nunca impediu a Rússia de fazer o que estava fazendo nos anos 60, 70 e 80", observou Siracusa.
Nesta foto divulgada pela Marinha dos EUA, o submarino de mísseis balísticos da classe Ohio, USS Wyoming, aproxima-se da Base Submarina Naval de Kings Bay, Geórgia, 9 de janeiro de 2008 - Sputnik Brasil, 1920, 15.08.2023
Panorama internacional
Por que a fusão da AUKUS e da OTAN representaria um sério perigo para a Ásia-Pacífico?
O cientista político disse que estava preocupado que, nos próximos anos, países como os EUA, China e Rússia estariam em perigo direto de cruzar as linhas vermelhas uns dos outros – algo extremamente perigoso quando as partes estão todas armadas com armas nucleares.
"Estes exercícios em particular visam dar peso ao conceito de contenção dos EUA. Nos dias de glória da Guerra Fria ele pode ter funcionado. Não funciona agora e não tem funcionado nos últimos dez anos. Então, de certa forma, se algo não funciona, isso tende a ser mais provocador do que defensivo. Por isso, agora temos que ter muito cuidado com as linhas vermelhas que cruzamos no mar do Sul [da China] e no da China Oriental", concluiu Siracusa.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала