- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Assistência militar dos EUA a Taiwan é interferência nos assuntos internos da China, adverte Pequim

© AP Photo / Chiang Ying-yingSoldados taiwaneses fazem saudação durante celebrações do Dia Nacional em frente ao Edifício Presidencial em Taipé, Taiwan, 10 de outubro de 2021
Soldados taiwaneses fazem saudação durante celebrações do Dia Nacional em frente ao Edifício Presidencial em Taipé, Taiwan, 10 de outubro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 01.08.2023
Nos siga no
O porta-voz do Ministério da Defesa da China Tan Kefei qualificou durante um informe à imprensa nesta terça-feira (1º) a ajuda militar de Washington a Taiwan como uma interferência grosseira nos assuntos internos da China.
Anteriormente, o presidente dos EUA, Joe Biden, autorizou o fornecimento de ajuda militar a Taiwan no valor de US$ 345 milhões (R$ 1,6 bilhão).
"Ao prestar assistência militar a Taiwan, os EUA estão a interferir grosseiramente nos assuntos internos da China, minando seriamente a sua soberania e os seus interesses de segurança, pondo em perigo a paz e a estabilidade no estreito de Taiwan. Nos opomos firmemente a isso e já apresentamos aos EUA uma manifestação séria", disse Tan Kefei.
Ele observou que a questão de Taiwan afeta os interesses fundamentais da China e representa uma linha vermelha nas relações sino-americanas que não pode ser cruzada.

"Apelamos aos EUA para que cessem todas as formas de interação militar com Taiwan, bem como de avançarem cada vez mais por um caminho perigoso e errado", ressaltou o porta-voz, acrescentando que o Exército da China monitora de perto a situação em Taiwan e mantém um elevado grau de prontidão de combate.

USS Chung-Hoon, destróier dos EUA, observa navio da Marinha da China no estreito de Taiwan, 3 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 27.07.2023
Panorama internacional
China: independentistas de Taiwan acordaram com os EUA fazer da ilha um depósito de munições
Anteriormente informou-se que, apesar do Japão estar reforçando suas capacidades militares sob o novo Programa de Desenvolvimento de Defesa, o país parece não ter vontade de se envolver em um confronto direto com a China por Taiwan, indicam vários think tanks e mídias ocidentais.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала