- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Rússia denuncia motivação política do COI de suspender Comitê Olímpico Russo por tempo indeterminado

© AP Photo / Rafiq Maqbool141ª sessão do Comitê Olímpico Internacional (COI), em Mumbai, India, em 12 de outubro de 2023
141ª sessão do Comitê Olímpico Internacional (COI), em Mumbai, India, em 12 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 12.10.2023
Nos siga no
A medida bloqueia repasse de dinheiro do comitê à delegação russa, mas não proíbe atletas de disputarem as Olimpíadas de Paris, em 2024.
A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores (MRE) da Federação da Rússia, Maria Zakharova, condenou nesta quinta-feira (12) a decisão unilateral do Comitê Olímpico Internacional (COI) de suspender o Comitê Olímpico Russo por tempo indeterminado, o que, segundo ela, foi uma ação com motivação política e pressionada por Washington:
"A decisão do Comitê Executivo do COI de 12 de outubro de suspender a filiação do Comitê Olímpico Russo é mais uma confirmação dos processos destrutivos que estão ganhando força dentro do COI sob pressão de Washington. Ações politicamente motivadas de autoridades esportivas internacionais como essas levam à corrosão do esporte mundial como um todo", disse ela.
As novas sanções bloqueiam investimentos do comitê para a representação russa, mas não impedem a participação de atletas do país nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, na França.
A decisão foi anunciada mais cedo, e a justificativa foi a integração pelo Comitê Olímpico Russo de entidades esportivas de Donetsk, Lugansk, Zaporozhie e Kherson, anteriormente ligadas à Ucrânia.
Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno 2022 em Pequim, China, 4 de fevereiro de 2022. - Sputnik Brasil, 1920, 13.02.2023
Panorama internacional
Não há nenhuma razão para excluir aos atletas russos o direito de participar de competições, diz COI
Zakharova acrescentou que a agenda esportiva enviesada que está sendo promovida pelo Ocidente "representa uma flagrante violação dos direitos dos atletas russos e, em última instância, uma violação dos direitos humanos básicos. Continuaremos a utilizar os devidos instrumentos legais e internacionais para defender os direitos dos atletas russos", completou a representante do MRE russo.
O comitê recomendou em março que atletas russos podem competir individualmente, de maneira neutra, contanto que não estejam apoiando ativamente a Rússia no conflito com a Ucrânia em contratos com agências militares ou de segurança.
O COI mantém sanções contra a Rússia e Belarus desde o início do conflito com a Ucrânia, no final de fevereiro de 2022.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала