- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Não há nenhuma razão para excluir aos atletas russos o direito de participar de competições, diz COI

© AP Photo / Jeff RobersonAbertura dos Jogos Olímpicos de Inverno 2022 em Pequim, China, 4 de fevereiro de 2022.
Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno 2022 em Pequim, China, 4 de fevereiro de 2022. - Sputnik Brasil, 1920, 13.02.2023
Nos siga no
A política não deve influenciar o direito dos atletas de participar em competições internacionais, não há nenhuma razão para não permitir que atletas russos e belarussos participem dos Jogos Olímpicos, disse Guy Drut, membro do Comitê Olímpico Internacional (COI).
"Não há nenhuma razão para excluir aos atletas russos e belarussos o direito de participar em competições internacionais, em particular quando falamos sobre os Jogos Olímpicos", declarou ele à Franceinfo.
Guy Drut acrescentou que, "como muitos no COI", acredita que "os atletas não devem sofrer" pelas decisões políticas dos líderes de seus países.
"A participação dos atletas [nas competições] não deve ser uma consequência do que está acontecendo na arena política", disse ele.
Anteriormente, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, que antes tem declarado que os russos têm o direito para participar nos Jogos Olímpicos em 2024, falou contra a participação dos atletas da Federação da Rússia em competições na capital francesa "enquanto a guerra continua na Ucrânia".
O presidente francês, Emmanuel Macron, durante coletiva de imprensa com o presidente dos EUA, Joe Biden, na Sala Leste da Casa Branca, em Washington, em 1º de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 10.02.2023
Panorama internacional
Macron diz que entregas de caças não correspondem agora às necessidades da Ucrânia
O presidente da França, Emmanuel Macron, também afirmou que tem discutido com Vladimir Zelensky a possível não admissão dos atletas russos aos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris.
"O que Emmanuel Macron pensa e o que Anne Hidalgo pensa são problemas seus. A decisão será tomada pelo COI após consultas com todos os membros do comitê e presidentes das federações internacionais", acrescentou Drut.
Ele também ressaltou que a Organização das Nações Unidas (ONU) e os Estados Unidos defendem a participação os atletas russos e belarussos nas competições.
O Comitê Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI), defendeu em 25 de fevereiro o retorno dos atletas russos e belarussos às competições internacionais com status neutro, ao mesmo tempo, ele propôs não admitir os atletas que apoiaram ativamente a operação especial na Ucrânia.
O Comitê Olímpico Nacional da Ucrânia, em resposta, disse que pede ao COI para não permitir que atletas russos e belarussos compitam em qualquer forma enquanto continua a operação militar especial. A parte ucraniana também ameaçou boicotar os Jogos Olímpicos de Paris.
O presidente francês Emmanuel Macron chega para a Cúpula dos Líderes Mundiais do G20 em 30 de outubro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 11.02.2023
Notícias do Brasil
Contrapondo resistência dos EUA, França acena a Lula sobre plano de paz na Ucrânia: 'Vamos juntos'
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала