- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Moscou: maioria do mundo defende os princípios olímpicos, apesar das resoluções ilegais da PACE

© Sputnik / : Alexey Filippov / Acessar o banco de imagensAtletas russos na Vila Olímpica, no Rio de Janeiro, durante as Olimpíadas de Verão de 2016
Atletas russos na Vila Olímpica, no Rio de Janeiro, durante as Olimpíadas de Verão de 2016 - Sputnik Brasil, 1920, 11.07.2023
Nos siga no
A Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa continua a defender resoluções ilegais e ilegítimas exigindo a proibição total da participação de atletas russos e belarussos nos Jogos Olímpicos, escreveu a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, no Telegram.
Ela acrescentou que é evidente que a Europa viola desta forma a Carta Olímpica do Comitê Olímpico Internacional (COI), a declaração de Berlim da Unesco de 2013, várias resoluções da Assembleia Geral da ONU e a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Ao mesmo tempo, de acordo com as palavras da diplomata russa, "a maioria absoluta do mundo continua a defender os princípios olímpicos".
Desta forma, em Baku, por iniciativa do presidente do Azerbaijão Ilham Aliev, o Movimento dos Países Não Alinhados (composto por 120 países e 20 observadores) adotou, no dia 6 de julho, uma Declaração Especial da Reunião Ministerial do Gabinete de Coordenação do Movimento dos Países Não Alinhados com o apelo para se garantir a participação de todas as seleções nacionais nos Jogos Olímpicos de Paris de 2024.
O vice-primeiro-ministro russo Dmitry Chernyshenko durante reunião com o presidente Vladimir Putin. Moscou, 24 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 16.11.2022
Panorama internacional
Rússia critica declarações de Thomas Bach, do COI, no G20: 'Fachada'
O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, já declarou oficialmente: "O COI saúda calorosamente o apoio dos 120 Estados-membros do Movimento dos Países Não Alinhados. Estamos muito encorajados por este forte compromisso com a missão unificadora dos Jogos Olímpicos. Agradeço ao presidente do Azerbaijão Ilham Aliev pela iniciativa de adoção desta importante resolução", escreveu Bach.
Por fim, em sua mensagem Zakharova ressaltou que "se o Ocidente é pela democracia, deve aceitar a vontade da maioria baseada no direito internacional".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала