- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Musk ao regulador da UE: conteúdo do X sobre conflito Palestina-Israel é 'aberto e transparente'

© AP Photo / Susan WalshElon Musk discursa em conferência em Washington, D.C. EUA, 9 de março de 2020
Elon Musk discursa em conferência em Washington, D.C. EUA, 9 de março de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 11.10.2023
Nos siga no
Um regulador europeu emitiu a Elon Musk um alerta sobre a propagação de "conteúdo ilegal e desinformação" no X em meio à escalada no Oriente Médio, alertando que em caso de "descumprimento, penalidades podem ser impostas".
O CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, recorreu ao X (anteriormente Twitter) para responder à reclamação do regulador da União Europeia (UE) de que a sua plataforma supostamente espalha "conteúdo ilegal e desinformação" sobre o conflito Palestina-Israel.

Respondendo às alegações, Musk escreveu que a política da plataforma "é de código aberto e transparente, uma abordagem que sei que a UE apoia". Ele também acrescentou ao regulador que, "por favor, liste as violações às quais você alude no X, para que o público possa vê-las".

O comissário europeu para o mercado interno, Thierry Breton, enviou uma carta para Musk alegando que o seu gabinete recebeu "indicações" de que grupos estão espalhando desinformação e conteúdo "violento e terrorista" no X, juntamente com "imagens antigas reaproveitadas". Breton instou Musk a garantir "uma resposta rápida, precisa e completa" e a entrar em contato com "agências policiais relevantes" nas próximas 24 horas. Breton lembrou a Musk que precisava de "medidas de mitigação proporcionais e eficazes para enfrentar os riscos para a segurança pública e o discurso cívico decorrentes da desinformação".
Após os ataques terroristas do Hamas contra Israel, temos indicações de que o X/Twitter está sendo utilizado para disseminar conteúdos ilegais e desinformação na UE. Carta urgente para Elon Musk sobre obrigações com a DSA.
Além disso, o comissário aludiu à política atualizada de interesse público da plataforma que redefinisse quais postagens são "interessantes".
Breton, que partilhou a sua carta através de uma postagem no X, também incluiu uma hashtag referenciando a Lei de Serviços Digitais (DSA, na sigla em inglês), utilizada pela Comissão Europeia para exercer pressão sobre as plataformas on-line sob o pretexto de criar "um espaço digital mais seguro".
O guru da tecnologia também respondeu em sua plataforma de mídia social a uma postagem no X de Glenn Greenwald. O jornalista e advogado norte-americano marcou a notícia sobre o aviso do comissário da UE a Elon Musk, dizendo que a UE pretendia exercer a sua nova lei de censura para "punir" o X. Greenwald referiu-se à empresa Reset que a UE tinha contratado ostensivamente como "especialistas em desinformação". Reset é uma iniciativa da Luminate Projects Ltda, com sede no Reino Unido, empresa propriedade da Luminate, uma organização fundada pelo Grupo Omidyar. Um estudo da Reset, lembrou o jornalista norte-americano, acusou o X de não censurar "propaganda pró-Rússia".
Respondendo à postagem de Greenwald, Musk escreveu que não apenas o público deve "ouvir exatamente em que consiste essa desinformação e decidir por si só", mas que, "muitas vezes, descobrimos que o 'verificador oficial de fatos' é o mesmo indivíduo que faz afirmações falsas".
Em maio deste ano, o gigante das redes sociais de propriedade de Elon Musk saiu do Código Voluntário de Prática de Desinformação da União Europeia, lançado em junho deste ano, que pressupõe obrigações para aumentar a transparência, cooperar com verificadores de fatos e rastrear a publicidade política. Elon Musk insistiu que agora há "menos desinformação e não mais" desde que assumiu a plataforma em outubro de 2022. No entanto, Thierry Breton avisou Musk disso. "Você pode correr, mas não pode se esconder", em um aceno às obrigações da plataforma como a chamada Plataforma On-line Muito Grande (VLOP, na sigla em inglês) sob a DSA da UE.
O CEO da Tesla, Elon Musk, fala antes de revelar o Modelo Y no estúdio de design da Tesla em Hawthorne, Califórnia, 14 de março de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 11.10.2023
Panorama internacional
'Será uma guerra': Elon Musk avalia consequências da crise migratória para UE
"Além dos compromissos voluntários, o combate à desinformação será uma obrigação legal sob DSA a partir de 25 de agosto. Nossas equipes estarão prontas para a aplicação", publicou Breton no X.
Sob o pretexto de proteger os europeus de "informações indesejadas", a Comissão Europeia concebeu a DSA, que foi sancionada e entrou em vigor em novembro de 2022. Com o objetivo alardeado de criar "um ambiente mais seguro e ambiente on-line mais responsável", a nova legislação elevou os burocratas europeus à posição de supervisores da esfera mediática no continente.
Depois que a DSA entrou em vigor, as plataformas on-line e os motores de busca foram obrigados a melhorarem a responsabilização e a supervisão, por exemplo, introduzindo um novo mecanismo de sinalização para o que os autores da lei consideram "conteúdo ilegal". De acordo com as regras, as plataformas digitais são obrigadas a "aumentar a proteção dos menores" e "dar aos utilizadores mais opções e melhores informações". As empresas que violarem a DSA vão enfrentar uma multa equivalente a 6% do volume de negócios global. Aqueles que continuarem a violar as novas regras digitais da UE podem ser proibidos de operar na Europa.
No entanto, como parte da chamada "cruzada de desinformação" da UE, o bloco se rebaixou à censura total dos meios de comunicação russos, proibindo a Sputnik, a RT e as suas subsidiárias, juntamente com canais de comunicação individuais de bloggers russos em meio à operação militar especial de Moscou na Ucrânia. A proibição foi recebida com condenação por parte dos membros da Federação Europeia de Jornalistas e da Associação Holandesa de Jornalistas (NVJ), que lamentaram o fato de os europeus estarem sendo privados de pontos de vista alternativos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала