- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Cruz Vermelha: reservas humanitárias na Faixa de Gaza estão quase no fim

© AP Photo / Fatima ShbairAtaque aéreo de Israel contra cidade palestina deixa nuvem de fumaça. Faixa de Gaza, 11 de outubro de 2023
Ataque aéreo de Israel contra cidade palestina deixa nuvem de fumaça. Faixa de Gaza, 11 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 11.10.2023
Nos siga no
Os bombardeios de Israel à Faixa de Gaza, onde vivem mais de 2,3 milhões de pessoas, também têm levado ao quase esgotamento das reservas humanitárias da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV). Diante dos bloqueios por terra, água e ar das fronteiras, não chegam energia, água e até alimentos.
O porta-voz da organização, Tommaso Della Longa, afirmou à Sputnik que a situação é preocupante.

"Ainda temos algumas reservas [...]. O problema é que quanto mais durar esta violência armada, mais as necessidades crescerão e mais rapidamente ficaremos sem reservas", informou.

Para além da instalação de um corredor humanitário, o porta-voz defende "uma trégua de algumas horas", o que permitiria entrar no território com ajuda. Os bloqueios a itens básicos de sobrevivência já foram condenados pela Organização das Nações Unidas (ONU). O número de mortos em Israel e na Faixa de Gaza já passa de 2,3 mil.
Pelo menos 100 pessoas, entre civis e militares, também foram feitas de reféns e são mantidas em cativeiro na região. A guerra foi iniciada no último sábado (7), quando milhares de mísseis do movimento Hamas conseguiram driblar o sistema de defesa israelense e atingiram diversas cidades na fronteira sul de Israel. Em resposta, o país lançou a operação Espadas de Ferro, para a qual já foram convocados mais de 380 mil reservistas.
Militantes palestinos do movimento Jihad Islâmica participam de um desfile militar anti-Israel que marca o 36º aniversário da fundação do movimento. Cidade de Gaza, 4 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.10.2023
Panorama internacional
Quais são os grupos militantes palestinos lutando contra Israel?

Catástrofe humanitária

Na terça-feira (10), o primeiro-ministro palestino, Mohammad Shtayyeh, disse que a Faixa de Gaza vive uma catástrofe humanitária diante dos ataques que não param. Segundo ele, mais de 180 mil pessoas já foram obrigadas a deixar suas casas. A população vive em um território com alta densidade demográfica e muitos em situação de pobreza por conta do bloqueio israelense em vigor desde 2007 — o país controla as fronteiras por mar, terra e ar.
O conflito entre palestinos e israelenses no Oriente Médio se estende há décadas. Em 29 de novembro de 1947, a Assembleia Geral das Nações Unidas votou pela criação de dois Estados — um judeu e um árabe. Porém só o de Israel foi oficializado, em 14 de maio de 1948, levando Egito, Síria, Jordânia, Líbano e Iraque a começarem uma guerra contra ele.
Uma das causas do atual conflito é o aumento das colônias israelenses no território da Cisjordânia, de maioria palestina, ocupações que foram criadas depois da Guerra dos Seis Dias (1967).
Em 29 de novembro de 2012, a Palestina recebeu o status de Estado observador nas Nações Unidas, evento que é amplamente considerado o reconhecimento de fato do Estado palestino pela comunidade internacional.
Palestinos resgatam uma menina dos escombros de um prédio residencial destruído após um ataque aéreo israelense. Gaza, 10 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.10.2023
Panorama internacional
Kremlin: situação em Israel é alarmante e tem potencial para se expandir além da zona de conflito
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала