- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Kremlin: situação em Israel é alarmante e tem potencial para se expandir além da zona de conflito

© AP Photo / Fatima ShbairPalestinos resgatam uma menina dos escombros de um prédio residencial destruído após um ataque aéreo israelense. Gaza, 10 de outubro de 2023
Palestinos resgatam uma menina dos escombros de um prédio residencial destruído após um ataque aéreo israelense. Gaza, 10 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.10.2023
Nos siga no
Porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov destacou a necessidade de conter pessoas não habituadas ao diálogo. Mais cedo, Putin expressou preocupação com o aumento catastrófico de vítimas civis no conflito.
A situação no Oriente Médio é altamente perigosa devido à escalada do confronto e ao potencial para extravasar a zona de conflito árabe-israelense. É o que afirmou, nesta terça-feira (10), o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

"A situação é mais do que alarmante. É potencialmente perigosa porque vai se expandir e ir além da atual zona de conflito árabe-israelense. Agora é muito importante que as partes mantenham a contenção e que pessoas raivosas, não habituadas a dialogar, não tenham acesso ao poder. Apenas aqueles com vontade política devem participar do processo de resolução [do conflito]", disse Peskov, em entrevista.

Nesta terça-feira, o presidente russo, Vladimir Putin, expressou preocupação com o aumento catastrófico de vítimas civis em Israel e Gaza ao longo dos quatro dias de confronto. Até o momento foram contabilizadas pelo menos 1.900 vítimas fatais do conflito, sendo 900 palestinos e mil israelenses.
Resultado de um dos ataques com mísseis lançados por Israel na Faixa de Gaza  - Sputnik Brasil, 1920, 10.10.2023
Panorama internacional
Coronel dos EUA: destruição da Faixa de Gaza pode arrastar Irã e Turquia para o conflito
Segundo um comunicado do Kremlin, em conversa telefônica com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, os dois líderes destacaram o agravamento acentuado da situação na zona de conflito.
"Foi destacada uma profunda preocupação com a escalada contínua da violência e o aumento catastrófico do número de vítimas civis", informou o comunicado.
De acordo com o documento, Putin e Erdogan reiteraram a necessidade de "um cessar-fogo imediato" e da "retomada do processo de negociação".
Os líderes discutiram medidas a serem tomadas para evitar uma escalada no conflito, e Erdogan afirmou ser lamentável que instalações civis sejam alvejadas. Ele ressaltou que a Turquia não apoia tais atos.
Mais cedo, Putin classificou como necessária a criação de um Estado palestino e disse que a nova guerra entre Israel e o Hamas escancarou o fracasso da política dos EUA para o Oriente Médio.
Na manhã do último sábado (7), o Hamas lançou um ataque sem precedentes contra Israel a partir da Faixa de Gaza. O Exército israelense relatou mais de 3 mil foguetes disparados do enclave e a incursão de dezenas de palestinos armados nas áreas da fronteira sul de Israel. Civis e militares israelenses foram tomados como reféns pelo Hamas e levados para Gaza. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que Israel está em estado de guerra e ordenou uma convocação recorde de 300 mil reservistas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала