- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Bidenomia' e fracasso: EUA estão rumo à recessão com 'Joe Dorminhoco' ao volante, diz analista

© AP Photo / Seth WenigTraders trabalham no pregão da Bolsa de Valores de Nova York, EUA, 19 de maio de 2022
Traders trabalham no pregão da Bolsa de Valores de Nova York, EUA, 19 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 03.10.2023
Nos siga no
Joe Biden elogiou o suposto sucesso do "Bidenomia" como uma justificativa de sua controversa presidência. O comentarista e economista Mitch Roschelle alertou que se as finanças americanas piorarem, isso vai afundar as suas esperanças de reeleição.
O presidente dos EUA, Joe Biden, está conduzindo o seu país para uma recessão – e para um desastre eleitoral para o seu Partido Democrata – disse o economista.
O residente da Casa Branca, de 80 anos, tem-se concentrado cada vez mais nos discursos públicos em cantar louvores às suas políticas econômicas que ele mesmo apelidou de "Bidenomia". Mas o economista Mitch Roschelle disse à Sputnik que Biden é um mentiroso habitual.
"Este é um homem que mentiu sobre a classificação de sua turma na Faculdade de Direito de Syracuse. Este é um homem que foi expulso de uma corrida presidencial, das primárias dos anos 1980, porque roubou um discurso", ressaltou. "Então acho que mentir é uma de suas principais competências", afirmou.
"É muito interessante quando o presidente fala, quando quer acentuar um ponto, ele sussurra", observou Roschelle. "Quando ele fala sobre 'Bidenomia', ele sempre sussurra: 'Está funcionando!' Acho que ele está sussurrando por uma razão, porque não é [a realidade]", observou. "Bidenomia não está funcionando e é por isso que temos inflação", sublinhou Roschelle.
O comentarista destacou os números otimistas divulgados pelo Banco da Reserva Federal de Atlanta no mês passado, alegando um crescimento do produto interno bruto (PIB) de 4,9%. Mas alertou que isso simplesmente levaria a mais subidas das taxas de juro por parte da Reserva Federal dos EUA (Fed), na sua tentativa de abrandar o mercado e reduzir a inflação.
Panorama do Capitólio dos EUA em Washington, EUA, 4 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 02.10.2023
Panorama internacional
'EUA têm que estar em conflito com alguém' por sua economia depender disso, diz ex-analista da CIA
"O problema é que isso significa que a economia ainda está aquecida. E lembre-se, a razão pela qual o Fed aumenta as taxas de juro é para esfriar a economia e começar a tentar esfriar a procura, que é o que impulsiona a economia", disse Roschelle. "Portanto, tenho a sensação de que eles continuarão a aumentar as taxas. E é isso que está assustando todo mundo, porque os mercados de capitais querem que isso acabe. E não acho que isso vá acabar."
Uma sondagem recente da CNN mostrou que mais da metade dos americanos esperava que a economia entrasse em recessão até 2024 – o ano da próxima eleição presidencial. Mas isso prejudicaria as esperanças de reeleição de Biden?
"Isso pressupõe que Joe Biden é o candidato democrata ou o candidato do Partido Democrata em 2024", arriscou Roschelle. "Digamos que seja [o governador da Califórnia] Gavin Newsom. Gavin Newsom poderia facilmente passar a perna em Biden e culpá-lo por tudo e tentar dizer: 'Ouça, vote em mim, vou consertar isso na Califórnia'", acrescentou ele com uma pitada de ironia.
Para o comentarista, "será muito difícil para qualquer candidato em 2024 ignorar o elefante na sala, que é a economia". "Esqueça todas as pesquisas, sejam elas de Trump ou de Biden. 90% dos americanos acham que o problema número um que este país enfrenta é a economia", seguido pelo tráfico de pessoas através da fronteira mexicana.
Ao se referir à questão econômica, Roschelle diz achar "que teremos uma pluralidade de mais dados econômicos ruins em 2024 do que bons dados econômicos", como o do Fed de Atlanta, "e é muito, muito difícil contornar esses dados econômicos", acrescentou.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала