- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Suprema Corte dos EUA rejeita pedido de desqualificação de Trump por candidato republicano do Texas

© AP Photo / Ron JohnsonO ex-presidente dos EUA, Donald Trump
O ex-presidente dos EUA, Donald Trump - Sputnik Brasil, 1920, 03.10.2023
Nos siga no
Um candidato improvável do Texas tentou impedir o ex-presidente de buscar a reeleição por causa de sua posição sobre a "insurreição" de 6 de janeiro no Capitólio.
A Suprema Corte dos Estados Unidos rejeitou a tentativa de um republicano do Texas de impedir que o ex-presidente Donald Trump se candidatasse novamente ao cargo em 2024 por causa de seu suposto papel nos distúrbios de 6 de janeiro de 2021 no Capitólio.
O caso foi arquivado sem qualquer comentário pelo tribunal na segunda-feira (2). A questão foi apresentada pelo consultor fiscal baseado no Texas, John Anthony Castro, que alegou em um tribunal da Flórida que a 14ª Emenda da Constituição dos EUA — que proíbe aqueles que "se envolveram em insurreição ou rebelião" ou "deram ajuda ou conforto" aos rebeldes de manterem o cargo — proíbe Trump de disputar as eleições presidenciais de 2024.
Castro afirmou que as declarações de apoio de Trump aos manifestantes que perturbaram a certificação da vitória de Joe Biden em 2020 no Capitólio, em janeiro de 2021, representaram uma violação desta disposição.
O caso foi rejeitado pelo tribunal da Flórida e chegou à Suprema Corte após um recurso sem sucesso no 11º Tribunal de Apelações do Circuito dos EUA, na Geórgia.
Ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump em conversa com jornalistas antes de iniciar julgamento civil por fraude na avaliação de imóveis. Nova York, 2 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 02.10.2023
Panorama internacional
Trump vê império empresarial ameaçado por julgamento de fraude em Nova York
Castro está atualmente tentando a nomeação do Partido Republicano para as eleições do próximo ano, embora seja pouco conhecido e o seu nome raramente apareça em quaisquer sondagens.
O seu argumento jurídico é partilhado por vários grupos de ativistas democratas que estão atualmente tentando manter o nome de Trump fora das urnas nos seus estados, invocando a 14ª Emenda. Casos foram abertos em Colorado, Michigan e Minnesota, com os casos de Colorado e Minnesota programados para ir a julgamento já nos próximos meses, de acordo com a CNN.
Embora Trump enfrente dezenas de acusações criminais em quatro casos estaduais e federais distintos, ele não foi acusado de insurreição. Além disso, embora o protesto de 6 de janeiro tenha sido apelidado de "insurreição" por políticos e especialistas liberais, nenhum dos mais de mil participantes que foram acusados em relação à manifestação foi indiciado por rebelião ou insurreição, o que exigiria que o Departamento de Justiça provasse que os participantes foram ao Capitólio com a intenção de derrubar o governo.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала