- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Trump recebe novo indiciamento por eleições de 2020 e Biden afirma: 'Nada a declarar', diz mídia

© AP Photo / Seth WenigO ex-presidente Donald Trump cumprimenta jogadores e torcedores antes de torneio de golfe em Bedminster, Nova Jersey, em 13 de agosto de 2023
O ex-presidente Donald Trump cumprimenta jogadores e torcedores antes de torneio de golfe em Bedminster, Nova Jersey, em 13 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 15.08.2023
Nos siga no
Segundo o indiciamento, 19 pessoas estariam envolvidas na quarta acusação enfrentada pelo ex-presidente enquanto faz ampla campanha na tentativa de reeleição.
De acordo com a Bloomberg, Donald Trump foi indiciado em Atlanta pelos esforços para reverter sua derrota nas eleições de 2020 na Geórgia, acrescentando um quarto processo criminal contra o ex-presidente que tenta seu retorno à Casa Branca.
Desta vez, de acordo com o The New York Times, os áudios da conversa entre Trump e o ex-secretário de Estado republicano da Georgia, Brad Raffensperger, foram trazidos de volta e na íntegra para configurar os supostos crimes dos quais o ex-presidente é acusado.
Os documentos apontam que, além de Trump, um total de 18 réus, dentre os quais estão o ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani, o ex-chefe de gabinete da Casa Branca Mark Meadows e o ex-funcionário sênior do Departamento de Justiça Jeffrey Clark, teriam envolvimento na tentativa de modificar o resultado das eleições.
Trump, que atualmente lidera as pesquisas sobre seus rivais republicanos na busca pela indicação do partido para disputar as presidenciais, recebe seu quarto indiciamento criminal.
O ex-presidente Donald Trump gesticula após falar durante a Convenção do Partido Republicano da Carolina do Norte em Greensboro, Carolina do Norte, 10 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 03.08.2023
Panorama internacional
Imputações a Trump: 'Eleições livres e justas em 2024 são oficialmente impossíveis', diz analista
"Trump e os outros réus apontados nesta acusação se recusaram a aceitar que Trump perdeu e, consciente e intencionalmente, se juntaram a uma conspiração para mudar ilegalmente o resultado da eleição em favor de Trump", diz a acusação, afirmando que todos os réus respondem por extorsão.
Ao todo, a promotoria afirma que o grupo enfrenta um total de 41 acusações de supostos crimes, desde fazer declarações falsas, solicitar a funcionários públicos que violem seus juramentos, falsificação, influenciar testemunhas, roubo de computador e perjúrio.

Entre as acusações listadas no processo contra Trump, as violações da Lei de Organizações Influenciadas por Extorsores e Corruptas (RICO, na sigla em inglês) da Geórgia são consideradas as mais graves.

Os casos RICO são normalmente usados para reprimir cartéis de drogas ou organizações criminosas maiores. É usado especificamente nos casos em que um suposto infrator se envolveu em pelo menos dois crimes predicados relacionados a uma empresa considerada legal ou ilegal.

O ex-presidente Donald Trump durante discurso em Mar-a-Lago, sua propriedade em Palm Beach, Flórida, em 4 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 11.07.2023
Panorama internacional
Trump: 'Joe Biden não deveria estar nos arrastando ainda mais para a 3ª Guerra Mundial'
O presidente dos EUA, Joe Biden, quando questionado pela imprensa sobre o caso, respondeu "sem comentários", o que para o The New York Times é uma estratégia de Biden e seus assessores para evitar uma situação em que Trump tente tirar de Biden qualquer tipo de reação, de acordo com fontes não identificadas familiarizadas com o pensamento da Casa Branca, que, por padrão, acredita que presidentes não devem comentar questões jurídicas pendentes.
O polêmico ex-presidente norte-americano chegou a apresentar 45% de apoio na opinião pública, em comparação com 40% para Biden caso a eleição fosse realizada no início de agosto (3), e tem negado qualquer irregularidade, enquanto sua campanha comparou as "perseguições" políticas contra ele e seus apoiadores à "Alemanha nazista dos anos 30".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала